A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL E SEU IMPACTO NA PERMANÊNCIA DOS ESTUDANTES

BEATRIZ SIMONAIO BIRELLI FALCO, Isabel Cristina das Chagas Oliveira

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma reflexão sobre as políticas de democratização de ensino e sua atuação na permanência e êxito dos estudantes dos cursos técnicos de nível Médio, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Câmpus Capivari (IFSP-CPV). Em questões metodológicas, será apresentada uma abordagem quantitativa, uma vez que avalia o alcance da Política de Assistência Estudantil em relação ao número de alunos atendidos e o impacto em suas vidas. O levantamento de dados mostra que, no período de 2015 a 2019, dos alunos beneficiados nos cursos técnicos integrados ou concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio, o índice de evasão foi de 14%, ou seja, 86% dos contemplados não desistiram do curso. Os resultados obtidos mostram que a Política de Assistência Estudantil é um programa decisivo para a permanência dos estudantes, garantindo necessidades básicas e auxiliando nos estudos e desenvolvimento de suas potencialidades.


Palavras-chave


Democratização de ensino. Política de Assistência Estudantil. Permanência. Êxito. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.500

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