A PESQUISA COMO UM MEIO PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: O CASO DO PROGRAMA BOLSA DE DESENVOLVIMENTO ACADÊMICO NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

André Luiz da Silva Coube

Resumo


O presente artigo visa discutir a expansão recente no ensino superior público, com o foco nos estudantes vulneráveis socioeconomicamente e a permanência deste público nas Instituições Federais de Ensino Superior. No âmbito da assistência estudantil, a residência estudantil, o transporte, o restaurante universitário e o atendimento psicológico ganham destaque, porém há outras iniciativas institucionais importantes. Nesse contexto, é apresentado o programa Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico, uma iniciativa que insere este público na pesquisa acadêmica com o objetivo de auxiliar na permanência nos cursos de graduação presencial da Universidade Federal Fluminense. A metodologia consistiu em revisar a literatura sobre a permanência estudantil relacionando com os objetivos do programa. Por fim, a restrição orçamentária limita a ampliação do programa, excluindo muitos estudantes que possuem direito.


Palavras-chave


Bolsa de Desenvolvimento Acadêmico. Assistência estudantil. Acesso e permanência. Estudantes vulneráveis socioeconomicamente.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. NOGUEIRA, M.A; CATANI, A (orgs.). Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República.

______. Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Brasília. 2010.

CHAUÍ, M. (2003). A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, (24). Disponível em:: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-247820030003 00002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em:: 27 ago. 2020.

COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária. Tradução de Ana Maria F. Teixeira. Educ e Pesqui., São Paulo, Vol. 43, n. 4, pp. 1239-1250, out/dez., 2017. Disponível em:: https://www.scielo.br/pdf/ep/v43n4/1517-9702-ep-43-4-1239.pdf. Acesso em:: 29 ago. 2020.

DIAS SOBRINHO, José. Educação Superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013. Disponível em:: http://www.scielo.br/pdf/aval/v18n1/07.pdf. Acesso em:: 14 set. 2020.

HERINGER, Rosana. Um balanço de 10 anos de políticas de ação afirmativa no Brasil. Tomo (UFS), v. 1, p. 17-35, 2014. Disponível em:: https://seer.ufs.br/index.php/tomo/article/ view/3184. Acesso em:: 27 set. 2020.

______. Políticas de ação afirmativa e os desafios da permanência no ensino superior. IN: DIAS, C. E. S. B.; TOTI, Michelle C. da Silva; SAMPAIO, Helena;

POLYDORO, S. A. J (Orgs.). Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. São Carlos: Pedro & João Editores, 2020, p. 61-72.

HONORATO, Gabriela; VARGAS, Hustana Maria; HERINGER, Rosana. Assistência estudantil e permanência na universidade pública: refletindo sobre os casos da UFRJ e da UFF. Trabalho publicado nos Anais, n. 38o, 2014. Disponível em:: https://www.anpocs.com /index.php/papers-38-encontro/gt-1/gt25-1/9066-assistencia-estudantil-e-permanencia-na-universidade-publica-refletindo-sobre-os-casos-da-ufrj-e-da-uff/file. Acesso em:: 27 set. 2020.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta; SAMPAIO, Helena; HERINGER, Rosana. A institucionalização da pesquisa sobre ensino superior no Brasil. Revista Brasileira de Sociologia, Vol. 06, No. 12, Jan-Abr/2018. Disponível em:: https://dialnet.unirioja.es /servlet/articulo?codigo=6343218. Acesso em:: 25 set. 2020.

PINTO, G. A política de assistência estudantil da UFF em duas faces: a institucionalidade dos processos e as perspectivas da demanda estudantil. 2015. 266f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

SANTOS, B. S. Da ideia de universidade à universidade de ideias. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 27/18, 1989, pp. 11-62.

______. A Universidade no Séc. XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez Editora (2ª edição em 2005). Disponível em:: https://www.ces.uc.pt/bss/documentos/auniversidadedosecXXI.pdf Acesso em:: 18 set. 2020.

______. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. In: SANTOS, B. S.; MENESES, Maria P (orgs). Epistemologias do Sul. Edições Almedina S/A: Coimbra. 2010. Cáp. 1, p. 31-83.

SILVA, Renata M.; BOROWSKY, Micheli M. A implantação do reuni na UFF: ampliação de direitos ou precarização do ensino superior? Regae - Revista de Gestão e Avaliação Educacional. Santa Maria, v. 7, n.16, set./dez., 2018, p. 91-100. Disponível em:: https://periodicos.ufsm.br/regae/article/view/31483. Acesso em:: 31 jan. 2021.

TINTO, V. Through the Eyes of Students. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, v. 19, n. 3, p. 254-269, dez. 2017. Disponível em:: https://journals. sagepub.com/doi/10.1177/1521025115621917. Acesso em:: 10 set. 2020.

VARGAS, Hustana Maria; PAULA, M. F. C. A inclusão do estudante-trabalhador e do trabalhador-estudante na educação superior: desafio público a ser enfrentado. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 2, p. 459-485, jul. 2013. Disponível em:: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/1590. Acesso em:: 11 set. 2020.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.499

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 André Luiz da Silva Coube

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal