DESAFIOS DE UMA PRÓ-REITORIA DE AÇÕES AFIRMATIVAS E ASSUNTOS ESTUDANTIS EM UMA UNIVERSIDADE NEGRA

Natália Silva Colen, Rodrigo Ednilson de Jesus

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões produzidas no âmbito de uma pesquisa de mestrado dedicada a compreender a experiência das políticas de ações afirmativas e assistência estudantil da Universidade Federal do Recôncavo Bahia (UFRB). Por meio de entrevistas realizadas com oito sujeitos que estiveram na gestão em algum momento ao longo dos anos de 2005 a 2016, incluindo pró reitores, coordenadores e técnicos da Pró reitoria de Ações Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE) propõe-se a reconstrução de parte da história recente da UFRB para compreender o papel que a PROPAAE desempenhou no autorreconhecimento desta universidade como universidade negra a partir da articulação entre a assistência estudantil e as ações afirmativas.


Palavras-chave


Assistência estudantil; Ações Afirmativas; Universidade pública.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Decreto n. 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI. Brasília, Diário Oficial da União, Seção 1, 25 abr, 2007, p. 7.

COSTA, J.B; TORRES,M; GROSFOGUEL,R. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. (Orgs). 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.

DOS ANJOS, Rafael Sanzio. Cartografia da diáspora África-Brasil. Anpege, v. 7, n. 1, número especial, p. 261-274, out, 2011.

FRAGA, W. A. UFRB e o Recôncavo da Bahia. In: UFRB 5 anos: caminhos, histórias e memórias. Cruz das Almas: UFRB, 2010.

GOMES, Nilma Lino. Para além das bolsas acadêmicas: Ações afirmativas e o desafio da permanência dos (as) estudantes negros (as) na Universidade pública. In: SLVÉROV.R; MOEHLECES (org). Ações afirmativas nas políticas educacionais : o contexto pós-Durban. São Carlos: Edufscar 2009.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. 2. Ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2013. p. 15-54.

JESUS, Rita de Cássia Dias P. de. De como tornar-se o que se é: narrativas implicadas sobre a questão étnico-racial, a formação docente e as políticas para equidade. Tese (Doutorado). Programa de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A reinvenção dos territórios na América Latina. IN: ABYA YALA. Conceptos y fenómenos fundamentales de nuestro tiempo. Cidade: Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones Sociales, mayo, 2012.

SANTOS, Dyane Brito Reis. Para além das cotas: A permanência de estudantes negros no Ensino Superior como política de ação afirmativa. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia. Salvador Editora da UFBA, 2009.

SANTOS, José Raimundo de Jesus. Juventude, universidade e conhecimento: o agir prático das juventudes nos fazeres da universidade. Tese (Doutorado), Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2016.

SILVA, Márcia Regina Santos da Silva. A política pública de expansão do ensino superior: aspectos do REUNI na UFRB. Dissertação (Mestrado), Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.

SILVA, P. V. B; ROSEMBERG, F. Brasil: lugares de brancos e negros na mídia. In: DIJK, V.T. Racismo e Discurso na América Latina. São Paulo: Contexto. 2008

UFRB. Relatório de gestão 2017. Disponível em: file:///C:/Users/pr105561/Downloads/Relatorio_gestao_2017%20(1).pdf. Acesso em: 13 jan. 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i3.495

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Natália Silva Colen, Rodrigo Ednilson de Jesus

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal