A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM UM CONTEXTO EMERGENTE

Gabriele Bonotto Silva, Clodoaldo Fernandes de Freitas, Vera Lucia Felicetti

Resumo


A Educação Superior está em constante mudança devido a globalização, aos novos sujeitos que ingressam nos cursos de graduação e aos novos contextos emergentes. Pensando nisso, o artigo busca responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais são os intervenientes na escolha e no percurso durante curso de Pedagogia por estudantes de uma instituição privada da grande Porto Alegre? Como referencial teórico utilizou-se os conceitos de educação emergente de Velasco e colaboradores (2017), assim como Dias Sobrinho (2014). A pesquisa apresenta abordagem qualitativa e analisa o corpus formado pelas respostas, de um grupo de estudantes do curso de Pedagogia, a um questionário enviado via Google Forms. Os dados foram analisados à luz da técnica de análise textual discursiva, baseada em Moraes e Galiazzi (2016), da qual emergiu a categoria escolha da profissão e o apoio formativo, as quais apontam para aspectos relacionados à vida escolar pregressa dos docentes, ao afeto pela profissão e envolvimento familiar no percurso da formação acadêmica.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i2.474

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Gabriele Bonotto Silva, Clodoaldo Fernandes de Freitas, Vera Lucia Felicetti

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal