HISTÓRIA E CRISTIANISMO: A NARRATIVA HISTÓRICA

Nara Lívia Timbó de Oliveira

Resumo


O presente trabalho busca expor, de acordo com o que Nietzsche elabora em seu escrito de 1862, Fatum e História, o carácter estranhado na relação entre história e vida humana na modernidade. Tal caráter remete às compreensões partidárias acerca da história, as quais reenviam ao afastamento do homem da vida. Esse afastamento reenvia a certos hábitos e preconceitos, que são baseados em uma determinada compreensão da história, incutido aos homens modernos desde a infância. A compreensão vigente na modernidade é a visão histórica do cristianismo, onde a especulação acerca da história é envolta na moral. Esse olhar moralizante, para Nietzsche, conduz a especulações estéreis que ameaçam ameaça a vida humana, limitando a vontade individual e impondo aos povos uma forma de vida uniforme. De acordo com o pensamento nietzscheano, para que a vida humana não perca seu caráter criador, é preciso romper com o cristianismo e construir uma interpretação histórica livre de preconceitos morais cristãos.

Palavras-chave


História. Cristianismo. Moral.

Texto completo:

PDF

Referências


BEYTÍA, Pablo. Fatum e historia: la teoría de la acción esbozada por Nietzsche en su juventud. Andiamos, México, v. 13, n. 32, p. 281-304, 2016. Disponível em: < https://andamios.uacm.edu.mx/index.php/andamios/article/view/533/881>. Acesso em: 28 nov. 2018.

NIETZSCHE, Friedrich. Fatum e História. In: SOBRINHO, Noéli Correia de Melo (org.). Escritos sobre história. São Paulo: Edições Loyola, p. 59-66, 2005.

___________. Genealogia da moral. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

___________. Sobre a utilidade e a desvantagem da história para a vida. São Paulo: Hedra, 2014.

SOBRINHO, Noéli Correia de Melo. Apresentação e comentário. In: NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre história. São Paulo: Edições Loyola, p. 7-58, 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.456

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2021 Nara Lívia Timbó de Oliveira

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal