NIETZSCHE E A MÚSICA
Resumo
Esse trabalho tem o objetivo de analisar a importância da música na obra O Nascimento da Tragédia (2003) de Friedrich Nietzsche. Tema essencial na formulação de seu pensamento, na música Nietzsche encontra ferramenta necessária à sua filosofia. Abordar-se-á o papel que a música desempenha nessa obra, a partir de três eixos principais: o caráter dionisíaco da música, a oposição às interpretações de Immanuel Kant e a influência de Arthur Schopenhauer e Richard Wagner no pensamento do jovem Nietzsche. Conclui-se que, a evolução filosófica de Nietzsche faz com que ele entre em franca oposição a Kant e distancie-se de Schopenhauer e Wagner em suas interpretações a respeito da importância da música.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
BRANCO, Maria João. A música, nossa percursora: acerca da música na filosofia de Nietzsche. Cadernos Nietzsche 31, 2012.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche e a Filosofia. Porto: Rés-Editora, 2001.
KANT, Imannuel. Crítica da faculdade do juízo. Introdução de António Marques. Tradução e notas de António Marques e Valério Rohden. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 1992.
MARQUES, Ubirajara. R. A. Kant e as analogias musicais. Revista de Filosofia da Universidad Complutense de Madrid, Vol. 36, Nr. 2, pp. 25-42, 2011.
NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
___________________. Nietzsche contra Wagner. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
___________________. O caso Wagner. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.
___________________. O nascimento da tragédia. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
__________________. Ecce Homo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
__________________. Crepúsculo dos Ídolos. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como Vontade e como representação: tomo 1º Tradução de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
WAGNER, Richard. A arte e a Revolução. Lisboa: Editora Antígona, 2000.
_______________. Obra de Arte do Futuro. Lisboa: Editora Antígona, 2003.
YONEZAWA, Fernando. O Bailarino dos Afetos: Corporeidade Dionisíaca e Ética Trágica em Deleuze. Edição do Kindle. Curitiba: Editora Appris, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i1.455
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2021 Marina Lícia dos Santos
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________