O PROJETO EDUCACIONAL E OS SABERES AFRO-INDÍGENAS

Hilson Santos Olegario

Resumo


Este artigo faz uma abordagem da construção histórica ideológica da educação brasileira desde sua ausente política educacional colonial até a recente entrada em vigor das Leis N.º 10.639/2003 e N.º 11.645/2008. Buscando denunciar as violências impostas por séculos por este modelo político educacional utilizando as suas próprias ferramentas oferecidas, com as quais temos a oportunidade de corrigir seu autoritarismo pretensioso hegemônico a partir da valorização das referências centradas nos saberes indígenas e afrocentrados.


Palavras-chave


Políticas Públicas, culturas híbridas, pedagogia das encruzilhadas.

Texto completo:

PDF

Referências


ASANTE, M. K. Afrocentridade: a teoria de mudança social. Tradução: Ana Monteiro-Ferreira, Ama Mizani e Ana Lúcia. Philadephia: Afrocentricity, 2014.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é a filosofia?. Tradutor: Bento Prado Jr.Alberto Alonso Munoz. 3a ed. São Paulo: Editora 34, 2010.

______, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. 2a ed. São Paulo: Editora 34, 2000.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro: Graal. 1999.

______, Michel. Microfísica do poder. Org. Tradução: Roberto Machado. 4ª ed. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

______, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 1987.

MOURA, C. Sociologia do negro brasileiro. São Paulo: Ática, 1988.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SAVIANI, D. Escola e democracia: Teorias da educação, Curvatura de vara, Onze teses sobre educação e política. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1989.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documento de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

TESES E DISSERTAÇÕES

OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade: corpo e mito na filosofia da Educação Brasileira- UFC. 2005. 353f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2005. Disponível em: Acesso: 30.set.2020.

REIS, Maurício de Novais; FERNANDES, Alexandre de Oliveira. AFROCENTRICIDADE: Identidade e centralidade africana. ODEERE, [S.l.], v. 3, n. 6, p. 102-119, dez. 2018. ISSN 2525-4715. Disponível em: . Acesso em: 18 ago. 2020.

LEIS

BRASIL, Lei de Diretrizes e bases da Educação nº. 9.394/96. Define as diretrizes e bases da educação. Diário Oficial da União. Seção 1 – 23 dez. 1996, Página 27833.

BRASIL, Lei nº 10.639/2003. Altera a Lei nº 9.394/96, inclui a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira.

BRASIL, Lei nº 11,645/2008. Altera a Lei nº 9.394/96, modificada pela Lei nº 10.639 estabelece a orbigatoriedade das temáticas Afro-Brasileiras e Indígena.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.440

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Hilson Santos Olegario

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal