PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO (PPP) E ROTATIVIDADE DOCENTE: DESAFIOS NA ATUAÇÃO DAS ESCOLAS FAMÍLIAS AGRÍCOLAS (EFAs) NO PIAUÍ

Lucineide Barros Medeiros, Tânia Karinny Pereira Pires

Resumo


No artigo, analisamos a relação entre as orientações do Projeto Politico-Pedagógico (PPP) de uma Escola Família Agrícola (EFA) do Piauí e o modo como se realiza a formação de seu quadro docente, em diálogo com princípios fundacionais da Educação do Campo e da Educação por Alternância, considerando marcadores históricos da exclusão escolar dos setores populares do campo e desafios existentes nos marcos normativos e na construção da política pública, que impõem a adoção de medidas que embargam a realização de propostas identificadas com os objetivos de transformação social. Utilizamos dados de entrevista e pesquisa documental, em dialogo com autores, como: Nosella (1997), Freire (2005), Caldart (2000), Santos (1997), dentre outros.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.427

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ISSN: 2448-0916.

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