GEOGRAFIA CAMPONESA E O ENCONTRO COM A EDUCAÇÃO DO CAMPO

Bernadete Maria Coêlho Freitas

Resumo


Este artigo tem como premissa analisar os camponeses como categoria de análise, a partir de aportes filosóficos e teóricos da Geografia Humana, especialmente, dos estudos agrários, com vínculo inexorável à questão agrária, apreendendo elementos de aproximação com a Educação do Campo. Desse ponto de partida, decorre a discussão sobre camponeses como classe social, insurgindo do capitalismo, com sustentação nas obras de Teodor Shanin, Ariovaldo Umbelino de Oliveira, José de Souza Martins, dentre outros. Ontologicamente, retoma à ideia de totalidade e o condicionamento histórico-social dessa classe, consubstanciada pelas contradições, tensões e lutas em defesa de direitos. O encontro entre a geografia camponesa e a Educação do Campo projeta-se, principalmente, na construção do território, materializada na luta pela permanência dos/as camponeses/as na terra, considerando seu modo de vida, isto é, pela territorialização e territorialidade camponesas, condição essencial para reprodução social e (i)material da vida.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.419

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ISSN: 2448-0916.

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