A NECESSIDADE DO DIÁLOGO ENTRE FILOSOFIA E EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERCURSOS, DESAFIOS E POSSIBILIDADES TEÓRICAS NO CONTEXTO FORMATIVO DAS LEDOCs

José Luís de Barros Guimarães

Resumo


Este artigo pretende contribuir para a construção do diálogo interdisciplinar entre Filosofia e Educação camponesa no contexto formativo das Licenciaturas em Educação do Campo, LEdoCs. Procuramos apresentar a proposta educativa destinada aos povos do campo, as razões históricas do distanciamento da tradição filosófica no âmbito da pesquisa para com o tema do ensino e da formação de professores, bem como, apontar as possibilidades teóricas que podem auxiliar na interlocução epistemológica entre os saberes supracitados. Os referenciais teóricos que selecionamos para a construção deste texto foram os que descrevem o percurso da Filosofia na sua relação com a educação, numa perspectiva marxiana, assim como estudos realizados na área da Educação do Campo que explicitam os princípios filosóficos, científicos e pedagógicos do curso. Procuramos demostrar que uma Filosofia que pretende se colocar a serviço das lutas camponesas deve se aproximar das abordagens metodológicas que reconheçam as especificidades do modo de vida das comunidades camponesas e percebam a educação como uma ferramenta de transformação e emancipação social.


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.418

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ISSN: 2448-0916.

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