LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO: O TEMPO COMUNIDADE COMO POTENCIALIZADOR DE UMA FORMAÇÃO DOCENTE CRÍTICA E TRANSFORMADORA

José Antonio Ferreira Leandro, Keylla Rejane Almeida Melo, Catarina de Bortoli Munhae

Resumo


A Pedagogia da Alternância tem demonstrado sua viabilidade no atendimento às populações campesinas. A integração entre diferentes tempos e espaços formativos traz uma nova perspectiva para as universidades, no sentido de articular efetivamente ensino, pesquisa e extensão e favorecer a relação indissociável entre teoria e prática. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados do projeto de intervenção “Horta pedagógica como instrumento de ensino-aprendizagem para uma educação contextualizada”, realizado de 2016 a 2018, na Escola Zenita Pires Ferreira, localizada na comunidade São Joaquim, zona rural de Campo Maior (PI). Participaram do projeto, educandos do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental, além de professores, secretário da escola, como também, algumas famílias da comunidade. Apesar dos inúmeros desafios, o trabalho foi produtivo para a escola, pois a utilização da horta apresentou-se como uma ferramenta instrumental e norteadora para os educadores na forma de ensinar os conteúdos curriculares, tornando suas aulas mais agradáveis e significativas. A horta pedagógica possibilitou aos estudantes trabalharem em grupo e observarem como a natureza age, vivenciando na prática conhecimentos teóricos. A execução do projeto demonstrou que este trabalho atraiu a participação engajada de alunos e professores, além de ter promovido interação entre eles.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.412

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 José Antonio Ferreira Leandro, Keylla Rejane Almeida Melo, Catarina de Bortoli Munhae

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal