EDUCAÇÃO DO CAMPO E CONHECIMENTO ESCOLAR

Keylla Rejane Almeida Melo

Resumo


Este artigo discute conhecimento escolar relacionando-o a princípios e diretrizes do movimento educativo que se convencionou denominar de Educação do Campo. A discussão aqui empreendida foi motivada pela oportunidade de reelaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo (LEdoC), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina, na qual os docentes sentiram dificuldades em definir os componentes curriculares, conteúdos e suas formas de organização, que deveriam compor o currículo da LEdoC, bem como, estudos realizados na disciplina “Conhecimento escolar, ensino de ciências e matemática”, cursada em estudos de doutoramento. Dessa forma, o aprofundamento teórico fez-se no sentido de desmistificar o caráter natural com que se apresentam os conhecimentos científicos no bojo do ensino acadêmico, mais especificamente, nos cursos de formação de professores e mesmo no espaço das escolas de educação básica, futuro lócus de atuação dos professores em formação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.411

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ISSN: 2448-0916.

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