ATUAÇÃO DE DOCENTES DO GÊNERO MASCULINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL SUL-MATO-GROSSENSE

Matheus Kashiyama Pessoa Kashiyama Pessoa, Josiane Peres Gonçalves

Resumo


A temática da pesquisa refere-se ao trabalho educativo exercido por professores homens que atuam na Educação Especial com alunos que possuem deficiências e teve o objetivo de identificar as percepções de docentes, familiares e gestores da área de educação especial sul-mato-grossense, em relação ao trabalho educativo desenvolvido por docentes do gênero masculino. A metodologia utilizada se caracteriza por uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e a coleta de dados foi realizada a partir de um roteiro semiestruturado, que foi utilizado para a gravação de entrevistas individualizadas. Devido ao contexto de pandemia e adoção do isolamento social como medida de proteção ao Covid-19, a pesquisa de campo foi realizada com o uso do aparelho celular e do aplicativo Whatsaap. Participaram da pesquisa: uma gestora da APAE, um professor homem que atua na mesma APAE e uma mãe de uma menina que estudava com um professor homem em outra APAE de Mato Grosso do Sul. Os resultados do estudo evidenciam que as famílias de alunos com deficiência tendem a pensar o cuidar acima do educar. Assim, há um certo estranhamento ao ver um professor homem atuando com crianças especiais, apontando para o grande temor das mães em relação ao abuso sexual e a pedofilia, acabando por restringir o professor homem de exercer atividades voltadas ao cuidado pessoal e práticas higienistas. Percebe-se que há uma certa dificuldade dos pais e da instituição APAE de olhar o professor homem como um profissional da educação.


Palavras-chave


Gênero. Docência Masculina. Educação Especial. Professores Homens.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i3.405

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