MENINA ATREVIDA E MENINA TODATEEN: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DAS ADOLESCENTES NOS DISCURSOS DAS REVISTAS DO PÚBLICO TEEN

ANA RAQUEL DA SILVA COSTA

Resumo


O presente artigo apresenta uma análise das revistas mensais Atrevida e Todateen, destinadas para o público feminino adolescente, buscando compreender as representações sociais do público teen através dos discursos desses meios de comunicação. Para constituir os observáveis de pesquisa, foram selecionadas uma edição de cada impresso do mesmo mês e ano de publicação e para fins de recorte a análise aqui feita será a partir das capas de cada um dos impressos. Para tanto tem-se como base teórica autores como Hall (2016), Jodelet (1993), Moscovici (2012), Scalzo (2003), entre outros. Diante do exposto, se compreende que as revistas adolescentes vendem representações de vida para seu público, apresentando as formas de como agir, ser, comprar e consumir.


Texto completo:

PDF

Referências


ABIAHY, A. C. de A. O jornalismo especializado na sociedade da informação. Monografia de Graduação, Curso de Jornalismo, Universidade Federal da Paraíba/PB, 2000.

ATREVIDA. São Paulo: Escala, n. 269, jan. 2017.

CHARAUDEAU, P. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. TupyKurumin, 2006.

HALL, S. Cultura e representação. PUC-Rio, 2016.

JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. Tradução de Tarso Banilha Mazzotti. UFRJ – Faculdade de Educação, 1993.

MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. In: Representações sociais: investigações em psicologia social. Vozes, 2012.

SCALZO, M. Jornalismo de revista. Editora contexto, 2003.

TODATEEN. São Paulo: Alto Astral, n. 255, fev. 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 ANA RAQUEL DA SILVA COSTA

 

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 

/ // DRJI Indexed Journal / / / /