PRÁTICAS DISCURSIVAS SOBRE VIOLÊNCIA NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE A VISÃO DOS ALUNOS

JANAÍNA RODRIGUES DE SOUSA, PANDORA GRAMSCI SOARES VASCONCELOS

Resumo


A presente pesquisa revisa literaturas associadas à identificação das principais formas de violência escolar na perspectiva de estudantes do ensino médio, tornando possível identificar produções para análise de narrativas sobre o motivo da violência, e, sua relação com formas existentes de enfrentamento deste comportamento no âmbito escolar. Para tanto, as concepções sobre violência no âmbito educacional se encaminham para a compreensão dos processos simbólicos recorrentes na escola. Em questões metodológicas, será apresentado com abordagem qualitativa, estando aliado à natureza da pesquisa aplicada, produzindo aportes teóricos para a mediação no processo de investigação sobre a percepção de jovens no ensino médio. Os resultados, aliados a uma teoria psicanalítica, buscou interpretar conteúdos inconscientes de vivências primitivas e vínculos atuais na vivência de grupos, para, então, demonstrar motivações que exibem aspectos defensivos e projetivos influenciáveis na convivência entre pares.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i2.390

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