ARBORIZAÇÃO DA AVENIDA ADOLFO JONH TERRY E OS CONFLITOS COM EQUIPAMENTOS URBANOS, CORRENTE-PI

Laurencie Severina da Costa, Bruna de Freitas Iwata

Resumo


A introdução de árvores em vias públicas sem conhecer as particularidades de cada espécie geram conflitos com equipamentos urbanos como fiações elétricas, encanamentos, calhas, calçamentos, muros, e postes de iluminação. O poder público é o fundamental responsável por políticas de preservação, recuperação e ampliação dos exemplares arbóreos, dando relevância ao cumprimento dos planos de arborização e devendo também propor novas atualizações dessas normativas. Este trabalho tem por objetivo realizar um levantamento qualitativo, identificando as particularidades de as espécies, e a quantificação dos conflitos gerados pela arborização na Avenida Adolfo Jonh Terry, localizada no município de Corrente - PI. Para isto, foi feito um levantamento dos indivíduos arbóreos existentes nos canteiros centrais da avenida, assim como a identificação das espécies, realizada por meio do conhecimento popular local, para identificação da denominação popular de cada indivíduo. Dos 78 indivíduos encontrados, prevaleceu as espécies exóticas, no qual observou-se que a maior parte desses indivíduos arbóreos geram conflitos com o meio devido à falta de planejamento e escolha inadequada das espécies. Levando então a geração de vários conflitos com os equipamentos urbanos como o porte inadequado das arvores interferindo na fiação elétrica da avenida.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADE JUNIOR, A. S. et al. Atlas Climatológicas do Estado do Piauí. Teresina. Embrapa Meio- Norte, 2004.

BARBOSA, Liriane Gonçalves1, DORIGON, Larissa Piffer2. Análise temporal da cobertura vegetal no município de Teresina/PI a partir da aplicação de NDVI. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2014

BARGOS Danubia Caporusso1 e MATIAS Lindon Fonseca2. Mapeamento e análise de áreas verdes urbanas em Paulínia (SP): estudo com a aplicação de geotecnologias. Soc. & Nat., Uberlândia, ano 24 n. 1, 143-156, jan/abr, 2012.

CECCHETTO, Carise Taciane1, CHRISTMANN, Samara Simon2; OLIVEIRA, Tarcísio Dorn de3. Arborização urbana: importância e benefícios no planejamento ambiental das cidades. XVI Seminário Internacional de Educação no Mercosul, 2014

COLETTO, Elizete Patrícia1, MÜLLER, Nilvane G.2, WOLSKI, Silvia Scherer3. Diagnóstico da arborização das vias públicas do município de Sete de Setembro – RS. Rev. SBAU, Piracicaba, v.3, n.2, jun. 2008, p.110-122 ,2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATISTICAS- IBGE. Sinopse do Censo Demográfica 2010: Municípios do Piauí. www.ibge.gov.br . (Último acesso em 18/02/2016).

MAYER, Cleverson Luiz Dias. Análise de conflitos da arborização de vias públicas utilizando sistemas de informações geográficas: caso Irati, Paraná. Dissertação de mestrado, Irati-PR, 2012.

RIBEIRO, Flávia Alice Borges Soares. Arborização urbana em Uberlândia: percepção da população. Revista da Católica, v. 1, n. 1, p. 224-237, Uberlândia, 2009.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.39

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal