CICLO HERMENÊUTICO E A CONTRUÇÃO DA COMPREENSÃO HUMANA

Heracilia Costa Alencar

Resumo


O presente artigo reflete a respeito do círculo hermenêutico proposto pelo filósofo alemão Gadamer, que descreve o processo de compreender um texto hermeneuticamente. Em Verdade e Método o filósofo Gadamer aborda o ciclo hermenêutico com a influência interpretativa do “pré-conceito” como condição da compreensão, a importância da tradição e o historicismo. O autor demonstra que a ciência apenas admite como satisfação de verdade aquilo que satisfaz o ideal de certeza, evidenciando a hermenêutica ontológica e filosófica. Hans-Georg, discorre sobre o preconceito através do iluminismo, e ressalta a visão de Heidegger. Gadamer não se preocupou em elaborar um método, uma vez que, não se destina a resolver problemas hermenêuticos práticos, mas sim, a construir uma teoria acerca de questões preliminares ligadas ao fenômeno da compreensão. Para ele, a compreensão é como o modo de existência do próprio indivíduo em suas mais variadas possibilidades, ou seja, caracteriza-se como uma ontologia fundamental. Para a produção do trabalho utilizou-se pesquisa bibliográfica. Ademais, ressalta que o círculo não tem caráter de método para resolução de problemas hermenêuticos práticos, mas sim como intrínseco à construção da compreensão humana.


Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, N. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALMEIDA, Custódio. Hermenêutica e dialética: substituição ou complementação? São Leopoldo: Filosofia Unisinos, Volume 3, n°4, 2002.

BATISTA, Gustavo S. Hermenêutica e Práxis em Gadamer. Rio de Janeiro, 2007. 96p. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Departamento de Filosofia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

BLEICHER, Josef. Hermenêutica Contemporânea. Tradução de Maria Georgina Segurado. Lisboa: Edições 70, 1992.

DOSTAL Robert J. Gadamer’s philosophical hermeneutics. In: The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método vol.I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica: volume 1: Verdade e Método I. 15 ª ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2015.

GADAMER, Hans – Georg. O problema da consciência histórica. Org. Pierre Fruchon. Trad. Paulo César Duque Estrada. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em Retrospectiva: A posição da filosofia na sociedade. Volume IV. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2007.

GRONDIN, Jean. Gadamer’s Basic Understanding of Understanding. In: The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

GRONDIN, Jean. Gadamer on Humanism. The Philosophy of Hans-Georg Gadamer. The Library of living philosophers. Volume XXIV, 1997.

GRONDIN, Jean. Introducción a Gadamer. Tradução de C.R. Garrido. Barcelona: Herder, 2003.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução revisada de Márcia Sá Cavalcante Schuback; Posfácio de Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis, Vozes; Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2006




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i2.387

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Heracilia Costa Alencar

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal