O QUE VI, VIVENCIEI E APRENDI PELO CAMINHO? Sobre uma experiência de formação em pesquisa linguística

Francisco Renato Lima

Resumo


Este ensaio teórico foi construído a partir de uma experiência de formação em pesquisa na área de Linguística, vivenciada a nível de doutorado, no Programa de Pós-graduação em Letras (PPGEL), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), ao longo do semestre 2019.1. Com o objetivo refletir sobre a pesquisa de doutorado, observando-a na cultura disciplinar da Linguística e no contexto local e global, as discussões empreendidas na disciplina Tópicos Especiais em Linguística, nos permitiram compreender a relevância da formação do pesquisador e o papel das ciências da linguagem como mecanismos de ação e de comprometimento social, político e ideológico com as questões que envolvem a tessitura das práticas discursivas, nas diversas esferas de circulação humana e de domínio ideológico.

Palavras-chave


Letras. Linguística. Formação do pesquisador. Pesquisa linguística. Experiência formativa.

Texto completo:

PDF

Referências


BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do conhecimento: estudos sobre recontextualização. Tradução Maria de Lourdes Soares e Vera Luiza Visockis Macedo. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75-110, novembro/2003.

CARROLL, Lewis. Alice no país das maravilhas. Tradução Ana Maria Machado. 2. ed. São Paulo: Ática, 1999.

CARROLL, Lewis. Alice através do espelho e o que ela encontrou lá. Tradução Cynthia Beatrice Costa. São Paulo: Poetisa, 2015.

LIMA, Francisco Renato. Letramentos em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente. 2016. 254 f. Dissertação (Mestrado em Letras – Estudos da Linguagem) – Centro de Ciências Humanas e Letras. Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2016.

LIMA, Francisco Renato. Letramento e letramentos: uma análise de práticas sociais letradas em contextos hospitalares a luz dos novos estudos do letramento. Caminhos em Linguística Aplicada, Taubaté, v. 16, p. 110-131, 2017a.

LIMA, Francisco Renato. A compreensão na comunicação entre médicos e pacientes: um estudo em contextos de letramentos. In: BRITO, Djane Oliveira de; LIMA, Francisco Renato (Org.). Escritos sobre linguagem, discurso e interação. Teresina: EDUFPI, 2017b. p. 33-58.

LIMA, Francisco Renato. Letramento, dialogismo e compreensão na interação entre médicos e pacientes. In: LIMA, Francisco Renato; SILVA, Marcos Helam Alves da (Org.). Letramento, gênero e discurso: entre a oralidade e a escrita. Teresina: EDUFPI, 2018a. p. 53-81.

LIMA, Francisco Renato. Atividades de retextualização do gênero receita médica em contextos de comunicação médico-paciente. Entrepalavras, Fortaleza, v. 2, p. 156-173, 2018b.

LIMA, Francisco Renato. Letramentos e retextualização em contextos de consulta médica: um estudo sobre a compreensão na relação médico-paciente. Campinas: Mercado de Letras, 2019.

SARAIVA, C. A. C. dos S. Espelhos e reflexos: estratégias de representação e (des) construção do corpo e da identidade feminino. 2011. 113 f. Dissertação (Mestrado em Pintura). Faculdade de Belas Artes: Universidade de Lisboa, 2011.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.379

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Francisco Renato Lima

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal