AS CONTRIBUIÇÕES DE VYGOTSKY AOS ESTUDOS SOBRE A LINGUAGEM DAS CRIANÇAS

Roberto Remígio Florêncio, Michele de Cassia Sabino Moreira

Resumo


O presente artigo de revisão bibliográfica teve como objetivo investigar as contribuições da teoria sócio-histórica para o desenvolvimento da linguagem na criança. Fez-se uma abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica buscando traçar os tópicos que pudessem responder a indagação da pesquisa: Qual a influência dos ambientes no desenvolvimento da linguagem infantil visto sobre a perspectiva sócio-histórica de Vygotsky? Por isso, o trabalho de pesquisa procurou se basear nas teorias e em estudos desenvolvidos a partir do autor. Com isso, foi possível identificar que o desenvolvimento da linguagem na criança sofre influências do ambiente em que está inserida. Vygotsky afirma que, mediada pela interação com outros indivíduos em determinado ambiente geo-histórico e sociocultural, a criança se torna capaz de desenvolver-se em sua capacidade linguística, em qualidade e quantidade, impulsionando posteriormente os avanços em seu desenvolvimento de pensamento, consequentemente em sua percepção, atenção e memória.


Palavras-chave


Desenvolvimento linguagem; Teoria Sócio-histórica; Ambiente social

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, L, M, L. Contribuições da teoria histórico-cultural para uma educação infantil como lugar das crianças e infâncias. Fractal: Revista de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 39-43, jan.-abr. 2015. Disponível em:

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. BNCC- Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em:

Acesso em: 22/04/2019.

BORGES, L.C.; SALOMÃO, N. R. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.16, n. 2, p. 327-336, 2003. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/prc/v16n2/a13v16n2.pdf>. Acesso em 04/02/2019.

FERRARI, F. M. Desenvolvimento cognitivo: as implicações das teorias de Vygotsky e Piaget no processo de ensino aprendizagem. Disponível em:< http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4808/1/MD_EDUMTE_VII_2014_34.pdf >. Acesso em 04/02/2019.

VITTI. S, C. AZEVEDO, M, A, S, B. Reflexões sobre o desenvolvimento humano na perspectiva histórico-cultural: relações e inter-relações da mediação cultural, da escola e do professor. Disponível em: http://www.revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/viewFile/1219/1411. Acesso em 07/03/2019.

VYGOTSKY, L, S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, L, S. A Construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v5i1.357

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2020 Roberto Remígio Florêncio, Michele de Cassia Sabino Moreira

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal