O ENSINO DA CULTURA INDÍGENA NAS ALDEIAS: O CASO DAS OFICINAS DE LETRAMENTO DO POVO TRUKÁ

Roberto Remígio Florêncio

Resumo


A história dos povos indígenas no Brasil, em especial os indígenas da região Nordeste, é importante para a compreensão das culturas autóctones (língua, história, religião) da formação da nação em seu reconhecimento enquanto povo miscigenado e pluricultural. Este escrito, de cunho contemplativo e analítico, busca analisar vivências e conteúdos pedagógicos na perspectiva interdisciplinar, buscando releituras para (re)construção e valorização da história e da cultura indígena no sertão baiano, através das práticas de letramento, dando ênfase à interseção dos saberes científicos com os saberes indígenas, proporcionando assim a discussão da construção do conhecimento. O estudo visa contemplar as vivências pedagógicas, as concepções e ações educacionais direcionadas para a construção e reconstrução de processos históricos dos indígenas através de metodologias lúdicas, com fins de promover a apreciação de diversas fontes metodológicas e subsidiar a leitura e a interpretação intercultural no contexto da Educação Escolar Indígena e o processo de letramento dos povos nativos no Semiárido Brasileiro.


Palavras-chave


Povos indígenas. Educação Escolar Indígena. Metodologia de Ensino

Texto completo:

PDF

Referências


BATISTA, M. R. R. 2004. O desencantamento da aldeia. Exercício antropológico a partir do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena Truká. FUNAI, Brasília. Revista Estudos e de Pesquisas. v.1, n. 2, p. 157-247.

FLORÊNCIO, Roberto Remígio. Educação e letramento intercultural na aldeia de Assunção do povo Truká. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado da Bahia. Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA, Juazeiro, 2016.

FONSECA, Selma Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2003.

FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO. Relatório Truká 2011. 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2012.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BITTENCOURT, Circe M. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

NAPOLITANO, Marcos. A história depois do papel. In: Fontes Históricas. São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, João Paulo de. (Org.). A viagem de volta: etnicidade, política e reelaboração cultural no Nordeste indígena. 2 ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2004.

SANTOS, Carlos Alberto Batista. Tese de Doutorado em Etnobiologia e conservação da Natureza. UFRPE, 2016.

SILVA, Edson. “Os Caboclos” Que São Índios: História e Resistência Indígena no Nordeste. Portal do São Francisco – Revista do Centro de Ensino Superior do Vale do São Francisco/CESVASF. Belém de São Francisco, ano III, no. 3, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.312

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Roberto Remígio Florêncio

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal