Filosofia Africana: a recepção de uma teoria na obra Das Independências às Liberdades

Daniel Vasco Nhantumbo

Resumo


Severino Ngoenha preconiza uma sociedade onde o indivíduo seja livre e autónomo. O objectivo do artigo é fazer uma análise sobre a recepção de uma teoria, na obra Das independências às liberdades, cuja reflexão gira em torno da situação do africano escravizado e colonizado. Essa escravização denegriu a dignidade do próprio africano. A colonização foi aplicável por muitos anos e chegou um dia que os mesmos ficaram saturados e começaram em conjunto a unir forças em busca da sua autonomia e dignidade; nisto surgem as independências africanas. Ademais, tendo-se conquistado as independências, as mesmas não foram acompanhadas pela liberdade. Aliás, a África já conquistou a sua independência, porém, ainda não conquistou a sua liberdade, apesar de a liberdade ser um valor essencial da independência. Ele questiona a persistente situação da pobreza e da fome que se vive no continente negro. O alcance das liberdades passa por construir e elaborar projectos que possam garantir uma autonomia económica, já que, na ausência desta as independências continuam a ser um disfarce do neocolonialismo. E, a conquista das liberdades depende da solidariedade entre os africanos. Um projecto que só poderá ser atingido pela consciência da identidade porque esta exige para além da coexistência um tratamento igualitário entre Homens. Seria esta uma via que superaria tanto as desigualdades como o individualismo.


Palavras-chave


Filosofia Africana; independências; liberdades.

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Referências


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CASTIANO, José P. Referenciais da Filosofia Africana: em Busca da Intersubjetivação. Maputo. Ndzira editora, 2010.

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NGOENHA, Severino Elias. Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades. Maputo. Editora Paulinas, 1993.

_________Filosofia Africana: Das Independências às Liberdades. Maputo. Paulinas Editora, 2014.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i3.303

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