O ESTADO DA ARTE DO ENSINO DA QUÍMICA NO BRASIL, 2000-2014

Francisco Edilson Isaias de Sousa, Daniel Silas Veras-dos-Santos, Edna Nascimento Oliveira Veras

Resumo


Este estudo trata-se de uma revisão bibliográfica do tipo descritiva, comumente denominada “pesquisas do estado da arte”, relacionada aos conceitos do Ensino de Química no Brasil. Foi realizada uma busca e levantamento de publicações referentes ao Ensino de Química no Brasil junto aos seguintes bancos de dados: SciELO, Biblioteca Digital da USP, Google Acadêmico e Periódicos da Capes, disponíveis na Internet no período de 2000 a 2014. A busca foi realizada inserindo as palavras-chave: Ensino de Química, Educação em Química e História da Química. Foram analisados 25 artigos, cinco teses e seis dissertações, totalizando 36 publicações sobre a temática o Ensino da Química no Brasil. Foi identificado que o campo da pesquisa em Ensino de Química vem apresentando grande desenvolvimento e interesse cada vez maior por parte da comunidade acadêmica mostrando um amadurecimento dos programas de Pós-Graduação em Ensino de Química. Por outro lado, as pesquisas são ainda sustentadas por uma pequena quantidade de pesquisadores de uma região específica – sudeste. A USP destacou-se como a de maior produtividade. A UFPI foi a única Universidade representante do estado do Piauí a produzir trabalho sobre o Ensino de Química. No que se refere aos níveis, a maior parte dos trabalhos tratam-se de aspectos relacionados ao ensino superior. O ensino fundamental necessita-se de maior atenção. O tema mais encontrado nas análises foi recursos didáticos. Espera-se que este trabalho possa colaborar de alguma maneira para a comunidade acadêmica, ainda que de forma preliminar e dado o seu caráter pioneiro na área, contribuir apontando para os conhecimentos produzidos, traçando algumas de suas tendências e disponibilizando materiais para consulta e subsídios para futuras pesquisas.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. MEC. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. 294 p.

CACHAPUZ, A. et al. A Emergência da Didáctica das Ciências como Campo Específico de Conhecimento. Revista Portuguesa de Educação, v.14, n.1, p.155-195, 2001.

CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas "estado da arte". Educação e Sociedade, 23(79): 257-272. 2002.

FRANCISCO, C. A. QUEIROZ, S. L. Novas tecnologias no ensino de Química: um olhar sobre teses e dissertações brasileiras. 33 ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Disponível em: http://sec.sbq.org.br/cdrom/33ra/resumos/T0412-1.pdf. Acesso em: 29 mar. 2016.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. A. Construção do Conhecimento Químico por Estratégias de Resolução de Problemas. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru. 2003.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais no Ensino de Química. In: XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, Curitiba. 2008.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Reações de Combustão e Impacto Ambiental por meio de Resolução de Problemas e Atividades Experimentais. Química Nova na Escola, 31:203-209. 2009a.

GOI, M. E. J. & SANTOS, F. M. T. Resolução de Problemas e Atividades Experimentais nas Aulas de Química: Relato de Experiências. In: IX Encontro sobre Investigação na Escola, Lajeado. 2009b.

MARCONDES, M. E. R. Proposições metodológicas para o ensino de química: oficinas temáticas para a aprendizagem da ciência e o desenvolvimento da cidadania. Em extensão, Uberlândia, V. 7, 2008.

SANTOS, F. M. T. & GOI, M. E. J. Resolução de Problemas e Atividades Práticas de laboratório: uma articulação possível. In: V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Bauru. 2005.

SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Função Social: O que significa ensino de química para formar o cidadão? Química Nova na Escola: Química e Cidadania, nº 4, p. 28-34, 1996.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, Vol. 25, Supl. 1, 14-24, 2002.

SCHNETZLER, R. P. A pesquisa no ensino de Química e a importância da Química Nova na Escola. Química Nova na Escola, nº 20, p. 49-54, 2004.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.30

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal