ENSINO DA SAÚDE NO CURRÍCULO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL DA UECE: percepções das estudantes

Rebeca Da Silva Costa, Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo, Cristiane Maria Marinho

Resumo


O debate em torno do aprofundamento ou não de determinados conteúdos nos currículos dos cursos de Serviço Social merece destaque nas investigações a respeito da formação profissional. Sendo assim, este artigo objetiva refletir sobre as percepções de estudantes do curso de Serviço Social da UECE, estagiárias no campo da saúde, no que se refere ao ensino do conteúdo da saúde no currículo deste curso de graduação. Para tanto, adotamos a pesquisa de natureza qualitativa, com o uso dos delineamentos da pesquisa bibliográfica, documental e de campo, utilizando a entrevista semiestruturada com cinco estudantes para a coleta dos dados. Os resultados desta pesquisa evidenciaram a compreensão sobre a necessidade de uma formação generalista crítica conforme propõe a ABEPSS, mas a prevalência da percepção entre as estudantes entrevistadas sobre a necessidade de disciplinas específicas para tratar do conteúdo da saúde, tendo em vista a importância dos espaços da saúde como campos de trabalho privilegiados para os/as assistentes sociais e como espaços de aprendizagem para os/as estagiários.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v4i2.279

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2019 Rebeca Da Silva Costa, Yashmin Michelle Ribeiro de Araujo, Cristiane Maria Marinho

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal