NOTAS SOBRE O ENSINO DE FILOSOFIA NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO NO SERVIÇO SOCIAL

Antonio Alex Pereira de Sousa

Resumo


Ministrar aulas de Filosofia exige esforço para lidar com uma diversidade de questões, como o conteúdo, a especificidade do lugar onde se ensinará e as especificidades do ensino de Filosofia. Nesse contexto, o presente artigo visa apresentar questões, informações e sugestões, aqui consideradas importantes, para aqueles que ensinam ou iniciaram a docência de Filosofia nos cursos de graduação em Serviço Social. A partir de documentos institucionais e analisando a legislação vigente sobre currículo e a grade curricular de várias instituições de ensino superior, foram sugeridas algumas propostas no ensino de Filosofia, as quais foram confrontadas com algumas formas efetivas de seu ensino. A elaboração do presente escrito teve por base a análise documental de projetos pedagógicos e ementas, muitos deles disponíveis na página digital de cada instituição. Das conclusões, tiramos que a maioria dos cursos de Serviço Social oferece a disciplina nas suas grades curriculares, tendo a Filosofia como um suporte necessário para a formação dos seus discentes. Contudo, há instituições que não oferecem a disciplina de Filosofia de forma presencial, pois em alguns casos ela é ofertada via educação a distância, sem nenhum cuidado com a Filosofia nem com o Serviço Social. Por isso, o professor de Filosofia, no âmbito do ensino da graduação do SS, deve observar o quê e como ensinar para que o seu ensino se fortaleça nas instituições de ensino superior e para que a formação dos assistentes sociais tenha a Filosofia como um saber necessário e potente ao seu fazer profissional.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 Antonio Alex Pereira de Sousa

 

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 

/ // DRJI Indexed Journal / / / /