METODOLOGIAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DO CAMPO

Francisco da Silva Sousa, Keylla Rejane Almeida Melo

Resumo


Sabe-se que no processo de ensino-aprendizagem um dos principais fatores a ser considerados é a metodologia, a forma como são trabalhados os conteúdos com os alunos, para que estes possam de fato construir o conhecimento. Esse entendimento levou ao questionamento: Que tipo de metodologias o professor de Ciências que atua em escolas do campo nos anos finais do ensino fundamental pode utilizar para tornar o ensino conectado à realidade dos alunos? Assim, desenvolveu-se uma pesquisa com o objetivo de investigar metodologias de ensino de Ciências que podem ser utilizadas pelo professor dos anos finais do ensino fundamental para conectar o ensino à realidade dos alunos. Para a sua realização, optou-se por uma pesquisa qualitativa, de cunho descritivo em relação aos objetivos. Para a coleta de dados, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e questionários mistos, ou seja, questões abertas e fechadas, tendo em vista a pesquisa tratar-se de um levantamento, com questionamentos feitos a dois professores de Ciências e oito alunos da Unidade Escolar Francisco Fontenele, zona rural do município de Miguel Alves/PI. Através deste estudo, observou-se que os métodos de ensino utilizados pelos docentes participantes da pesquisa ainda são bastante tradicionais, privilegiando-se a sequência do livro didático. Porém, apesar das limitações na formação, e de recursos e equipamentos de trabalho, buscam a melhor maneira de promover a aprendizagem dos educandos.


Palavras-chave


Educação do Campo. Ensino de Ciências. Metodologias.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2018 Francisco da Silva Sousa, Keylla Rejane Almeida Melo

 

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 

/ // DRJI Indexed Journal / / / /