A ÉTICA NA ERA DA BIOTECNOLOGIA: uma reflexão filosófica a partir dos conceitos “Responsabilidade” e “Vida” na filosofia de Hans Jonas

Rayane Ferreira dos Santos

Resumo


Hans Jonas nasceu em Mochengladbach, na Alemanha em 10 de março de 1903, estudou sobre gnosticismo e fenomenologia fazendo suas próprias interpretações e críticas sobre a vida. Seu pensamento crítico foi resultado de suas aulas com Edmund Husserl, Martin Heidegger e Rudolf Bultmann. Jonas viveu em uma época dominada por guerras, nazismo, pelo triunfo da sociedade tecnológica, e por crises ambientais, tudo isso levou o filósofo a refletir sobre a vida e a natureza e como as guerras e a tecnologia ficavam em relação à vida. Ele percebeu que a visão sobre a natureza estava abalada, e não era vista como algo a ser resolvida no imediato. Vendo que as teorias de sua época não estavam sendo capazes de resolver os problemas imediatamente e colocavam em cheque o futuro, ele começou suas pesquisas, estudos e suas reflexões. A partir de sua inquietações, Hans Jonas publica “O Princípio Responsabilidade: ensaio para uma ética da civilização tecnológica”, buscando fazer uma relação entre homem, natureza e tecnologia. Em suas reflexões, Jonas busca, de forma clara, demonstrar os benefícios e os malefícios oriundos da nova realidade da tecnologia, demonstrando também as responsabilidades de todos perante essa nova realidade, que mexe com o presente e o futuro da humanidade.


Texto completo:

PDF

Referências


BATTESTIN, Cláudia. GHIGGI, Gomercindo. O Princípio Responsabilidade de Hans Jonas: Um princípio ético para os novos tempos. IN: Revista Thaumazein, Ano III, número 06, Santa Maria (Outubro de 2010), pp. 69-85.

JONAS, Hans. O Princípio Responsabilidade: ensaio de uma ética para uma civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC Rio, 2006.

__________. Memórias. Madrid: Losada, 2005.

__________. TÉCNICA, MEDICINA E ÉTICA: sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Paulus, 2013.

______________. O princípio vida. Fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. Carlos Almeida Pereira. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

MIRANDA, Ângela. O ético da condição humana na era da civilização tecnológica. Às voltas com Heidegger e Jonas. Florianópolis: INTERthesis, vol. 6, n.1, p. 48-73, jan-jul. 2009.

NETO, Correia Wilson. TECNOLOGIA E RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS. Universidade Estadual de Londrina. (monografia). Londrina 2011.

ROHREGGER, Roberto. BIOLOGIA SINTÉTICA, UM OLHAR A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS JONAS. Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Mestrado em Bioética Curitiba, Pr. Brasil. sd.

ZANCANARO, Lourenço. O CONCEITO DA RESPONSABILIDADE EM HANS JONAS. Tese (DOUTORADO EM EDUCAÇÃO) Faculdade da Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1998.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i1.2

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal