TEMPO MESSIÂNICO: O VERDADEIRO ESTADO DE EXCEÇÃO

Barbara Canto

Resumo


A intenção deste artigo é apresentar uma concepção diferente das usuais no que tange a temática do tempo messiânico. Será tratada a definição de Estado de exceção feita pelo filósofo alemão Carl Schimitt, pois entendemos que essa definição dialoga profundamente com a questão que Benjamin trata em seus textos, dada a contemporaneidade dos dois filósofos, das questões análogas das quais se ocupavam, e, sobretudo, por conta do contexto político em que viviam e que marcou de modo muito determinante seus escritos.  E, como em Schimitt não se pode falar de Estado de exceção sem falar de seus conceitos de soberania e soberano, trataremos um pouco destes também, sem, no entanto, nos aprofundarmos neles. Nossa intenção é apresentar tais conceitos e depois problematizá-los com as questões benjaminianas. Feito isso, buscaremos apresentar de que maneira Benjamin trata tais concepções e como o tema do Tempo Messiânico se encontra enraizado em sua obra, porém tendo nos concentrando nas Teses sobre Conceito de História, onde o tema do messianismo subjaz.  Traremos ainda a visão de dois comentadores para enriquecer nossa pesquisa, por se tratarem de visões extremamente interessantes e contribuírem substancialmente sobre este tema. Por último tentaremos sintetizar a influência que tais comentadores deixaram em nossa pesquisa e buscaremos formular o que para nós significa o Tempo Messiânico e o porquê dele ser o verdadeiro Estado de Exceção defendido e almejado por Walter Benjamin. Seu início e consumação, no entanto, será defendido aqui de forma diferente da dos comentadores utilizados.

Palavras-chave


Messianismo; Materialismo histórico; Filosofia Política.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v3i1.177

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