O Poder dos Sem-Poder no Black Bloc: Uma Tática de Enfrentamento Anticapitalista contra os Principados da Dominação

Jan Clefferson Costa de Freitas

Resumo


Maquiavel advoga a manutenção da ignorância sobre as massas como uma forma de manter os súditos do príncipe bem comportados. Merleau-Ponty apresenta a omissão da verdade enquanto alienação como uma medida de dominação no pensamento maquiavelista. O Black Bloc é uma tática de enfrentamento anticapitalista na luta das ruas contra os poderes instituídos pelas autoridades e que se faz totalmente contra o princípio da dominação. Por mais de duas décadas os Black Blocs ao redor do mundo têm feito com que os príncipes da tirania contemporânea não tenham sono. Isso se deve ao fato de que os povos não querem morrer de cabeça baixa sendo explorados pelos tiranos. A tendência atual que se faz presente nas manifestações reivindicatórias é a luta organizada, em oposição à opressão deliberada pelos facínoras contra o povo. Isso evidencia o que pode o povo desprovido de poder quando se faz organizar para enfrentar os asquerosos. Uma verdadeira ameaça ao poder dos com-poder se faz aparecer para abolir os privilégios dos poderosos. Pretende-se apresentar no presente artigo uma explanação mais sucinta de tal discussão. 


Palavras-chave


Black Bloc; Dominação; Poder

Texto completo:

PDF

Referências


AVELINO, Nildo. Violência, Democracia e Black Blocs: As Revoltas de Junho no Brasil e o Anarquismo. Coletivo Nenhures. Acari. 2014.

DUPUIS-DÉRI, Francis. Black Blocs. Tradução: Guilherme Miranda. Veneta Editora. São Paulo. 2014.

FREITAS, Jan Clefferson Costa de. Da Revolta do Busão para a História do Brasil: Do Maio de 1968 ao Junho de 2013. Editado pelo autor. Natal. 2013.

HARVEY, David. TELES, Edson et al. Occupy: Movimentos de Protesto que Tomaram as Ruas. Boitempo Editorial. São Paulo. 2012.

JUDENSNAIDER, Elena. LIMA, Luciana et al. Vinte Centavos: A Luta contra o Aumento. Veneta Editora. São Paulo. 2013.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Tradução: Maurício Santana Dias. 4ª Reimpressão. Peguin/Companhia das Letras. São Paulo. 2013.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. Tradução: Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. Livraria Martins Fontes Editora Ltda. São Paulo. 1991.

NED LUDD, Org. Urgência das Ruas: Black Bloc, Reclaim the Streets e os Dias de Ação Global. Tradução: Leo Vinicius. Coleção Baderna. Conrad Editora do Brasil. São Paulo. 2002.

OLIVEIRA, Vantiê Clíncio Carvalho de. Sobre a(s) Radicalidade(s) Libertária(s): Da Estratégia de Desmobilização, Passando pela de Pacificação e Domesticação e Culminando na Conciliação Nacional Reformista: Uma Análise das Respostas do Status Quo à Recente Onda de Protestos no Brasil. Coletivo Nenhures. Acari. 2013.

VAINER, Carlos. HARVEY, David et al. Cidades Rebeldes: Passe Livre e as Manifestações que Tomaram as Ruas do Brasil. Boitempo Editorial. São Paulo. 2013.

VINICIUS, Leo. A Guerra da Tarifa. Faísca Publicações Libertárias. São Paulo. 2005.

VINICIUS, Leo. Guerra da Tarifa 2005: Uma Visão de dentro do Movimento Passe-Livre em Floripa. Faísca Publicações Libertárias. São Paulo. 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.167

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Jan Clefferson Costa de Freitas

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal