IDEOLOGIA HEGEMÔNICA E CONTRA HEGEMONIA GRAMSCIANA: UMA PERSPECTIVA FILOSÓFICA. JUAZEIRO

Rosivaldo Santos Souza

Resumo


O ser humano, com seu pensamento, com suas ações e sentimentos está vinculado à um repertório complexo de parâmetros ideológicos que firmam, justificam e dão sentido a existência. Os valores e princípios que orientam o pensar, o sentir e o agir são produtos da relação dialética entre ideologia hegemônica e da contra hegemonia. A ideologia dominante detém o controle da práxis humana a tal ponto que pode levar aqueles que nela fundamentam sua vida à uma naturalização da vida social. Romper, sob o gerenciamento da autonomia e criticidade intelectiva, com essa forma de encarar objetivamente e subjetivamente a realidade, é imprescindível para uma geração que tem que lidar com uma gama variada de enfoques ideológicos presentes nesse mundo globalizado. Este trabalho pretende chamar atenção para o grande valor existente nos conceitos de Ideologia Hegemônica e Contra Hegemonia gramscianos, tidos como parâmetros para uma visão mais nítida e clara daquilo que se propõe como verdade.

Palavras-chave


Ideologia e Verdade. Hegemonia e Contra Hegemonia. Filosofia Política.

Texto completo:

PDF

Referências


ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2007. Disponível em:

BRASIL. Câmara dos Deputados. Projeto de Lei Complementar PLC 867/2015. Que dispõe sobre a inclusão nas diretrizes e bases da educação nacional o “Programa Escola Sem Partido”. Disponível em: . Acesso em: 08/08/2016.

_______, Orientações Curriculares para o Ensino Médio / Ciências Humanas e suas Tecnologias. Volume 3. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008.

CHAUI, Marilena. O que é ideologia. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2008.

COUTINHO, Carlos Nelson. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, 2006.

LÖWY, Michel. Ideologia e Ciências Sociais. São Paulo: Ed. Cortez, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. 148 p. (Coleção leitura)

PELIZZARI, Adriana. et al. Teoria da Aprendizagem Significativa. Disponível em:

SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. 112p (Coleção Educação Contemporânea).




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i3.158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Rosivaldo Santos Souza

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal