O NADA QUE RETORNA COMO O QUERER: PARALELOS ENTRE O NIILISMO, A VONTADE DE PODER E O ETERNO RETORNO NA FILOSOFIA DE NIETZSCHE

Jan Clefferson Costa de Freitas

Resumo


Este artigo visa realizar uma verificação das relações estabelecidas entre o “niilismo”, a “vontade de poder”, e o “eterno retorno” no pensamento de Friedrich Nietzsche: para tanto, será demonstrado como os conceitos em questão se interligam dentro de sua filosofia, trazendo a luz de uma unidade conceitual nem sempre evidente nos aforismos do filósofo. Entrementes, será descrito como as expressões supramencionadas estabelecem paralelos com os temas nietzschianos da “morte de Deus”, do “além-do-homem” e da “transvaloração de todos os valores”, aumentando ainda mais a dimensão dessa unidade. Por fim, ao ser verificado como as duas tríades conceituais se interpenetram no cerne das obras de Nietzsche, a conclusão extraída será que a última tríade explica a primeira delas, sendo os conceitos contidos em ambas, respectivamente, compreendidos como sinônimos um do outro.

Palavras-chave


Niilismo; Vontade de Poder; Eterno Retorno.

Texto completo:

PDF

Referências


AZEREDO, V. D. Nietzsche e a Dissolução da Moral. Discurso Editorial: São Paulo, 2000.

FINK, E. A Filosofia de Nietzsche. Trad. Jan Clefferson Costa de Freitas, Alianza Editorial: Madri, 1977.

CASANOVA, M. A. A religião da Terra: O Lugar do Sagrado no Pensamento de Friedrich Nietzsche. In: A Fidelidade à Terra: Assim Falou Nietzsche IV (Org. Charles Feitosa, Miguel Angel de Barrenechea et al). DP&A: Rio de Janeiro, 2003.

HEIDEGGER, M. A Sentença Nietzschiana Deus está Morto. Trad. Marco Antônio Casanova. v.5, n.2, p.471-526, São Paulo: dez. 2003. Disponível em . acessos em 26 jan. 2017.

_________. Nietzsche. Trad. Marco Antônio Casanova. 2ª Ed. Forense Universitária: Rio de Janeiro, 2014.

_________. Quem é o Zaratustra de Nietzsche? In: Ensaios e Conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão, Gilvan Fogel et al. 8ª Ed. Vozes: Petrópolis, 2012.

MONTEIRO, F. P. O Niilismo Social: Anarquistas e Terroristas no Século XIX. Annablume, São Paulo: 2010.

MULLER-LAUTER, W. Nietzsche: sua filosofia dos antagonismos e os antagonismos de sua filosofia. Trad. de Clademir Araldi. Ed. Unifesp: São Paulo, 2009.

NIETZSCHE, F. W. Além do Bem e do Mal: Prelúdio a uma Filosofia do Futuro. Trad. Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2005.

_________. A Gaia Ciência. Trad. Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2005.

_________. Assim Falava Zaratustra: Um Livro para Todos e para Ninguém. Trad. Mário Ferreira dos Santos. 4ª Ed. Vozes: Petrópolis, 2010.

_________. A Vontade de Poder. Trad. Marcos Sinésio Pereira Fernandes, Francisco José Dias de Moraes. Contraponto: Rio de Janeiro, 2008.

_________. Crepúsculo dos Ídolos: ou Como se Filosofa com o Martelo. Trad. Paulo César de Souza. Companhia das Letras: São Paulo, 2014.

ONATE, A. M. O Crepúsculo do Sujeito em Nietzsche: ou como abrir-se ao filosofar sem metafísica. Discurso Editorial: São Paulo, 2000.

SAFRANSKI, R. Nietzsche: a Biografia de uma Tragédia. Trad. Lya Lett Luft. Geração Editorial: São Paulo, 2001.

SCHÖPKE, R. O Eterno Retorno de Nietzsche: Repetição ou Seleção? In: A Diferença (Ogr. Luis B. L. Orlandi). Editora da Unicamp, São Paulo: 2005.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v2i2.140

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Jan Clefferson Costa de Freitas

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal