EDUCAÇÃO E CULTURA DA PAZ: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE

Maria Jesus Santos, Poliana Guedes de Oliveira

Resumo


Este artigo tem como objetivo discutir o alcance da práxis educativa relativa à cidadania e à cultura da paz, dando ênfase ao pensamento de Paulo Freire. Na compreensão freiriana é a vida e a humanidade dos sujeitos que pulsam e se colocam em evidência quando se ensina e aprende e, assim sendo, a efetividade da tarefa educativa se dá pelo nível de compromisso com a transformação do mundo, que passa necessariamente por um processo de re-humanização dos oprimidos e dos opressores e só se torna possível pelo enfrentamento direto de situações de injustiça, opressão, violência e desigualdade. Duas questões nos foram significativas: a - Freire confronta e desmantela a compreensão comum de educação, que a toma como prática que converte, dogmatiza, põe na forma, defendendo, em perspectiva contrária, a educação emancipatória, engajada com e na mudança do mundo, onde o educador e os educandos podem pensar, falar e agir, compartilhando um mundo entre si; b- em Freire, a opressão é um artifício de desumanização implicado à ausência de cidadania e, consecutivamente, à negação de uma cultura da paz, e somente a educação pode alterar o curso dessa história.


Palavras-chave


Educação. Cultura da paz. Cidadania. Paulo Freire.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, M O. Ética da reconciliação universal como condição da paz verdadeira. In: Filosofia, Ética e Educação, São Paulo: Paulinas, 2011.

ARROYO, M. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

CESCON, E.; NODARI P C. Filosofia, Ética e Educação, São Paulo: Paulinas, 2011.

DAMIANI, Suzana; HANSEL, Claúdia Maria; QUADROS, Maria Suelena Pereira de. Cultura de paz: processo em construção. Caxias do Sul, RS: Educs, 2017.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 25ª. Ed – Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GUIMARÃES, I R. Educação para paz e novas tecnologias. In: Filosofia, Ética e Educação, São Paulo: Paulinas, 2011.

HOBBES, Thomas. Leviatã ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

JÚNIOR, Nilo Ribeiro. Ética e alteridade: educação como sabedoria da paz In: Filosofia, Ética e Educação, São Paulo: Paulinas, 2011.

LEVINAS, Emanuel. Descobrindo a existência com Husserl e Heidegger. Piaget, Lisboa, 1997

MILANI, F. Cidadania: construir a paz ou aceitar a violência? In: M. Freitas (org.). Cidadania Mundial, a Base da Paz. São Paulo: Planeta Paz, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.690

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Maria de Jesus dos Santos Jesus Santos

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal