UNIDADES DE MEDIDAS: UM ESTUDO DOS SABERES MILENARES DOS AGRICULTORES DA ZONA RURAL DE SÃO RAIMUNDO NONATO

Gesivaldo dos Santos Silva, JORDÂNIA CAFÉ DOS SANTOS

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar um estudo investigativo das unidades de medidas não formais dos trabalhadores da zona rural de São Raimundo Nonato(Piauí). Para o desenvolvimento da parte teórica buscamos trabalhos sobre a região sul do Piauí, em particular São Raimundo Nonato, a sua localização, a economia e os aspectos gerais. Nesta busca investigamos a vida dos moradores da zona rural, onde buscamos estudar as unidades de medidas não formais que estes usam ou usavam em suas atividades de medidas de terras. Postergada essa busca, elaboramos uma atividade com essas unidades de medidas e levamos aos alunos do 3º ano do IFPI/ São Raimundo Nonato curso de Informática, em seguida organizamos as respostas dos alunos em categorias, onde destacamos no escopo do artigo

Texto completo:

PDF

Referências


CONRADO, A. L. Etnomatemáticas: sobre a pluralidade nas significações do programa etnomatemática. In: RIBEIRO, J. P. M.; DOMITE, M. C. S.; FERREIRA, R. [Orgs.]. Etnomatemática: papel, valor e significado. São Paulo: Zouk, 2004.

D’AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade.5. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

Eves, H. Introdução a História da Matemática. Trad. 9 ed. São Paulo, Unicamp. 2004.

FEITOSA, A. A Etnomatemática e seus pressupostos históricos. Disponível em:< http://www.infoescola.com/matematica/a-etnomatematica-e-seus-pressupostos-historicos/> Acesso em jan.2016

FREIRE, M.D. S; SILVA, M.G.L.D. Uma Proposta Didática Para Trabalhar a Estratégia de Resolução de Problemas na Formação de Professores de Química. In: ARAÚJO, M.F.F.D; MOHR.A; ______. Temas de Ensino e Formação de Professores de Ciências. Natal, RN: EDUFRN, 2012.

GONÇALVES, P. G. F. A Etnomatemática dos trabalhadores das cerâmicas de Russas- CE e o contexto escolar: Delineando recomendações a partir de uma experiência Educacional. Disponível em: Acesso em jan.2016

IFRAH, G. Números: A história de uma grande invenção. Trad. Stella M. de Freitas Senra. 11 ed. São Paulo: Globo. 2005.

LIMA, J.A.C; NASCIMENTO, S.D.M.Z; SANTOS, D.M.E. Abordagem Pedagógica Para Um Sistema de Medidas Utilizado no Sertão Pernambucano: Litro, Cuia e Saca. Disponível em: Acesso em jan.2016.

LUCENA, I.C.R.D. Etnomatemática e Trandisciplinaridade: A Propósito do Gemaz. In:______; MENDES, I.A. Educação Matemática e Cultura Amazônica: Fragmentos Possíveis. Belém, PA: Açaí, 2012.

MONTEIRO, A; POMPEU JR, G. A Matemática e os Temas Transversais. São Paulo. Editora Moderna, 2001.

OLIVEIRA, I.L et al. Olhar dos Bolsistas do PET Sobre a Colonização do Piauí. In: SIQUEIRA, C.M.B. Escavando a História de São Raimundo Nonato-PI. São Raimundo Nonato, PI: UNIVASF,2013.

Painel Centenário, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, 2012.

PESOS E MEDIDAS – HISTÓRICO: adaptado de “GETEF – Grupo de Estudos em Tecnologia de Ensino de Física”. Disponível em: Acesso em jan.2016.

SCHENEKEMBERG, S.D.S. Questões de Medidas Agrárias na Tribo “Terra Indígena Ivaí. Londrina, PR: PARANÁ GOVERNO DO ESTADO,2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v1i3.66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2016 Cadernos Cajuína

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal