A REVISTA FOTOCRONOGRAFIAS E OS DESAFIOS DA CONSTRUÇÃO DE PERIÓDICOS DIGITAIS PARA PUBLICAÇÃO DE FOTOETNOGRAFIAS

Matheus Cervo

Resumo


Esse artigo aborda as especificidades da construção de periódicos científicos digitais para publicação de fotoetnografias no Brasil. Parte-se da compreensão de que, nas últimas duas décadas, as revistas acadêmicas online foram desenvolvidas principalmente para publicação de artigos científicos escritos, havendo uma lacuna de pesquisa no que se refere às produções universitárias que são feitas com outras mídias - como a fotografia. Assim sendo, esse artigo contribui para suprir essa lacuna com um relato sobre a fundação e desenvolvimento da revista Fotocronografias pelo Banco de Imagens e Efeitos Visuais (BIEV/UFRGS), um periódico que possui cinco anos de existência e que tem como foco a publicação seriada de fotoetnografias em dossiês temáticos. Entendendo que houve (e ainda há) muitos desafios comunicacionais e informacionais para criação e manutenção de um periódico como esse, criou-se esse relato a fim de demonstrar quais foram os problemas enfrentados e quais ainda são debatidos pela Comissão Editorial responsável. A metodologia para a produção deste artigo foi a Etnografia da Duração, visto que este relato não é uma redação que contém fatos objetivos narrados de forma imparcial, mas sim múltiplas memórias narradas pelo autor deste artigo.

Palavras-chave


Periódico Científico; Revista Acadêmica; Antropologia Visual; Etnografia da Duração.

Texto completo:

PDF

Referências


ACHUTTI, L.; HASSEN, M. Caderno de campo digital: antropologia em novas mídias. Horizontes antropológicos, v. 10, n. 21, 2004, pp. 273-289. https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-71832004000100012&script=sci_arttext&tlng=pt, acesso em 23/05/2021.

DOMINGUES, B.; ERICK, I.; CERVO, M. Imagem, diversidade sexual e de gênero, decolonialidade: olhares “de fora do eixo”. Revista Fotocronografias, v. 07, n. 15, 2017. https://medium.com/fotocronografias/vol-07-num-15-2021-5a178ceb9f44, acesso em 19/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. “Nunca en anexo!” Pesquisa, ensino e escrita con imagens em Antropología Audiovisual. Revista Trama, n. 11, 2020, pp. 10-32. http://www.auas.org.uy/trama/index.php/Trama/article/view/196, acesso em 19/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. A memória afetiva de lugares e pessoas, quando as imagens testemunham. Revista Fotocronografias, v. 02, n. 04, 2017. https://medium.com/fotocronografias/v-02-n-04-2017-a-mem%C3%B3ria-afetiva-de-lugares-e-pessoas-quando-as-imagens-testemunham-910c148984b, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. A preeminência da imagem e do imaginário nos jogos da memória coletiva em coleções etnográficas. 1. ed. Brasília: ABA, 2015. v. 1. 196p. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Antropologia da Imagem no Brasil: experiências fundacionais para a construção de uma comunidade interpretativa. Revista Iluminuras, v. 17, n. 41, 2016, pp. 277-297. https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/143517/000994561.pdf?sequence=1, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Cartas aos narradores urbanos: Etnografia de rua na Porto Alegre das intervenções artísticas. Revista Fotocronografias, v. 02, n. 03, 2017. https://medium.com/fotocronografias/v-02-n-03-2017-cartas-aos-narradores-urbanos-etnografia-de-rua-na-porto-alegre-das-97185561d64e, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografia da Duração: antropologias das memórias coletivas nas coleções etnográficas. Porto Alegre: Marcavisual, 2013. v. 1. 256p. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em: 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografia de rua: Estudos de Antropologia Urbana. 1. ed. Porto Alegre: Editora da UFRGS e Editora Deriva, 2013. https://www.ufrgs.br/biev/livros-e-artigos-2/, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Etnografias compartilhadas: narrativas visuais e sonoras do viver urbano em Porto Alegre. Revista Fotocronografias, v. 01, n. 01, 2016. https://medium.com/fotocronografias/edi%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-01-etnografias-compartilhadas-c182f46b8225, acesso em 23/05/2021.

ECKERT, C.; ROCHA, A. Itinerância da Expografia — Na Porto Alegre da Copa, os ritmos de construção destrutiva ou destruição construtiva: oficina de etnografia audiovisual no Navisual, 2013 e 2014. Revista Fotocronografias, v. 01, n. 02, 2016. https://medium.com/fotocronografias/v-01-n-02-2016-itiner%C3%A2ncia-da-expografia-na-porto-alegre-da-copa-os-ritmos-de-constru%C3%A7%C3%A3o-b313d46ecfe9, acesso em 23/05/2021).

IBICT. Histórico do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 2012. http://sitehistorico.ibict.br/pesquisa-desenvolvimento-tecnologico-e-inovacao/sistema-eletronico-de-editoracao-de-revistas-seer/historico, acesso em 13/05/2021.

JUNIOR, J.; NEVES, Y. A arte que mora na cidade: intervenções artísticas urbanas. Revista Fotocronografias, v. 03, n. 05, 2018. https://medium.com/fotocronografias/v-03-n-05-2018-a-arte-que-mora-na-cidade-interven%C3%A7%C3%B5es-art%C3%ADsticas-urbanas-bde473181254, acesso em 23/05/2021.

NETTO, F.; CARDOSO, D.; SANTOS; P. Imagens de Campos - Apresentação fotoetnográfica dos jogos de identidade quilombola do Marajó. Revista Fotocronografias, v. 07, n. 15, 2021. https://medium.com/fotocronografias/imagens-de-campo-apresenta%C3%A7%C3%A3o-fotoetnogr%C3%A1fica-dos-jogos-de-identidade-quilombola-do-maraj%C3%B3-7bbdf0cdfcfc, acesso em 23/05/2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.658

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Matheus Cervo

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal