OS DISCURSOS IMAGÉTICOS NA FOTOETONOGRAFIA: REFLEXÕES METODOLÓGICAS DE UMA PESQUISA COM CAMINHONEIRAS

Julice Salvagni, Marília Veríssimo Veronese, Renato Koch Colomby, Cibele Cheron

Resumo


Chamamos ‘caminhoneiras’ as mulheres que, além de serem motoristas de caminhão, optam por trabalhar com rotas longas. A carona foi constituinte de uma pesquisa fotoetnográfica que teve a participação ativa da pesquisadora nas viagens, para compreender as caminhoneiras enquanto locutoras de uma realidade social a ser descortinada, através da observação participante. A fotografia teve papel central na produção das narrativas de mulheres que exercem uma profissão considerada masculina, no sentido de ser algo incomum às práticas laborais femininas. Com esta pesquisa pudemos repensar, através da análise imagética, os elementos teóricos que auxiliaram a compreender a vida itinerante das caminhoneiras. Abordamos alguns aspectos das identidades/performances de gênero no trabalho, bem como os conceitos de lugares e não-lugares de Marc Augé.


Palavras-chave


caminhoneiras, fotoetnografia, identidade, não-lugares.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.654

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