DE ÁRVORES, PEDRAS E HOMENS: SINGULARIDADES DA FOTOGRAFIA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Resumo
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ACHUTTI, L.R. Fotoetnografia. Porto Alegre: Tomo Editorial E Palmarinca, 1997.
AUMONT, J.: A imagem. Papirus. Campinas-SP, 1993.
BARTHES, R.: A mensagem fotográfica. In. "Teoria da cultura de massa" (Org. L. Costa Lima) Saga, RJ, 1969.
BARTHES, R.: A câmara clara. Nova Fronteira. SP, 194.
BARTHES, r. Elementos de semiologia. São Paulo: Martins Fontes, s/d
BECEYRO, Raúl. Ensayos sobre fotografía. Editorial Arte y Libros, 1980.
COLLIER JR, Jonh: Antropologia visual: a fotografia como método de pesquisa. Epu-Ed.da USP, 1983.
DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes.
DUBOIS, F. (1994) O ato fotográfico. Papirus, 1994.
ECO, Umberto.: A estrutura ausente. Perspectiva, 1971.
FABRIS, A: Fotografia. usos e funções no século xix. São Paulo: Edusp, 1998.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FRANCASTEL, Pierre e Galienne. El retrato - Cuadernos de Arte Catedra. Madri, 1992.
FREUND, Gisele. La fotografia como documento social E.d GG MassMedia, Barcelona-España, 1993.
FRIZOT, Michel A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.
GEERTZ, Clifford. a interpretação das culturas. RJ, Zahar, 1978.
GODOLPHIM, N.: "A fotografia como recurso narrativo: problemas sobre a apropriação da imagem enquanto mensagem antropológica." in: Horizontes Antropológicos 2: Antropologia Visual (ano 1 número 2) Org.: C. Eckert e N. GODOLPHIM. PPG- Antropologia Social - Ufrgs. Ed. Da Universidade, Porto Alegre, RS – Brasil, 1995.
GOLDBERG, Vicki. Icons IN: The power of photography - How photographs changed our lifes. Abbville press, 1998.
HAGEN, Charles. "American photographer of the Depression"/ Amérique: Les annés noires" Pantheon Books / Photo Poche. – Paris, 1985.
HOCKNEY, David. O conhecimento secreto. São Paulo: Cosac & Naify Edições, 2001
KOZLOFF, Max. A subjetividade; a fotografia e suas múltiplas leituras. In: Feito na América Latina: II Coloq. Latino americano de fotografia, 1986.
KOETZLE, Hans M.: Maddona for a bitter age." (pag 28-37) IN: "Photo Icons - The story behind the pictures" Taschen, Köln, 1991.
MANGUEL, Alberto. “lendo imagens”. Ed. Schwarcz, 2003
Peirce, charles sanders. 1931-1958: collected papers. Cambridge-mass: harvard university press. 8v. org. Harsthorne, c., weiss, p., burks, 1972.
PITTS, T. “Paixão sem compromisso – Vida e obra de Edward Weston” In: _________, Edward Weston. Taschen/Icons, Köln, 2001.
PULTZ, J.: Austerity and Clarity: New photography in the United States. In Frizot, A New history of photography. Ed. Könemann, 1996.
SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1983.
STEICHEN, E. Things which should be phothographed as an american backgroud IN: "American Photographer Of The Depression", Pantheon Books / Photo Poche, 1985.
TACCA, Fernando de. O feitiço abstrato. Cadernos da Pós-graduação, Instituto de Artes, Unicamp, ano 3, volume 3, nº 2; e Revista Eletrônica Studium, 1999.
WESTON, Edward. The daybooks of edward weston (2 Vol. Set), Aperture Inc: N.Y./USA, 1973
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.653
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Nuno Godolphim
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________