25 ANOS DE FOTOETNOGRAFIA: BALANÇO, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Fábio Lopes Alves, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Tania Maria Rechia Schroeder, Luzia Batista de Oliveira Silva

Resumo


É com imensa consternação que apresentamos o presente dossiê. Infelizmente, quando esse número era organizado, por complicações da COVID-19, o prof. Mauro Guilherme Pinheiro Koury, editor-chefe desta revista faleceu. Juntamente com os organizadores, trabalhou arduamente para que esse dossiê se concretizasse. Herdeiro da tradição sociológica de Georg Simmel, após retornar da Universidade de Glasgow, Escócia, ingressou como professor da Universidade Federal da Paraíba. Koury é daqueles intelectuais que o leitor sabia, de antemão, onde encontrá-lo; bastava ir aos encontros da Associação Brasileira de Antropologia, Associação Brasileira de Ciências Sociais, Reuniões de Antropologia do Mercosul, Associação Latino-Americana de Sociologia, além de outros eventos da área e logo se perceberia sua assiduidade. Não por acaso, Koury foi o fundador da Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (RBSE) e da Revista de Antropologia e Sociologia - Sociabilidades Urbanas (SOCURBS), foi coordenador do Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções (GREM) e Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem (GREI), assim como   desbravador, no Brasil, daquilo que conhecemos por sociologia e antropologia das emoções. Koury foi quem assumiu a responsabilidade de introduzir nas universidades brasileiras uma parte significativa dos clássicos que lemos, em português, na medida em que traduziu e publicou na RBSE textos de autores como Marcel Mauss, Georg Simmel, Robert Park, Maurice Halbwachs e Eric Hobsbawn que, por falta de tradução, até então eram desconhecidos por parte do público brasileiro. Koury formou uma importante geração de intelectuais no campo das Ciências Sociais, em especial da Sociologia e Antropologia.


Texto completo:

PDF

Referências


ACHUTI, Luiz Eduardo Robinson. Fotoetnografia da Biblioteca Jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS: Tomo Editorial, 2004a.

______. Fotoetnografia: um estudo de antropologia visual sobre cotidiano, lixo e trabalho. Porto Alegre: Tomo Editorial, Palmarinca, 1997.

______.; HASSEN, Maria de Nazareth Agra. Caderno de campo digital: antropologia em novas mídias. Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, v. 10, n. 21, p. 273-289, June 2004b.

ARLAUD, Jean. Prefácio. In: ACHUTTI, L. E. R. Fotoetnografia da biblioteca jardim. Porto Alegre: Editora da UFRGS/Tomo Editorial, p, 17-20, 2004a.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro, Livros Técnicos Científicos, 1989.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Imagem e narrativa – ou, existe um discurso da imagem? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 12, p. 59-68, dez. 1999.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.648

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Fábio Lopes Alves, Claudia Barcelos de Moura Abreu, Tania Maria Rechia Schroeder, Luzia Batista de Oliveira Silva

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal