PRÁTICA EDUCATIVA E EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO: reflexões introdutórias

Lohany Silva Bezerra dos Santos, Samuel Nery Guimarães, Raimunda Alves Melo

Resumo


Este estudo é parte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC/FAPEPI), cujo propósito é despertar vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes de graduação, estimulando pesquisadores vinculados à instituições de ensino e pesquisa do estado do Piauí a promoverem o acesso de estudantes de graduação aos processos de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico e inovação. A pesquisa em desenvolvimento, objetiva analisar a epistemologia da escola pública na contemporaneidade, com ênfase na caracterização da prática educativa de professores que trabalham nos anos finais do Ensino Fundamental. Com vistas o alcance desse propósito, realizou-se uma análise do tema epistemologia e educação, situando do ponto de vista histórico, social, cultural e ideológico, os conceitos que embasam e relacionam essas duas categorias. Desenvolveu-se a investigação por meio de pesquisa de abordagem qualitativa, por meio do método bibliográfico, à luz de leituras, como: Farias et al. (2011), Freire (2013; 2014), Libâneo (1994; 2006 [1985]), Luckesi (2001), Sacristán (1999), Saviani (1991; 2012 [1983]; 2013), Veiga (1992), entre outros. Os resultados apontam para a necessidade de ampliar os estudos sobre epistemologia da prática educativa escolar, a fim de evidenciar permanências e rupturas oriundas das diferentes perspectivas teóricas que fundamentam as práticas desenvolvidas, ampliando reflexões sobre a temática, bem como, elencando apontamentos para avançar na concretização de uma escola pública, laica e de qualidade para todos e todas.


Palavras-chave


Prática Educativa. Epistemologia da Educação. Escola Pública. Formação de Professores. Docência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.641

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