APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PREENCHIMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA SUCUPIRA

FLAVIA UMBELINO NEMER, Alessandro Jatobá, Paulo Victor Rodrigues de Carvalho

Resumo


Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com usuários da Plataforma Sucupira através de aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais na educação - WhatsApp e Google Drive. Por meio de interação e interatividade os participantes puderam trabalhar a aprendizagem de conteúdos relacionados à coleta e ao preenchimento de dados da Plataforma Sucupira. O estudo ocorreu por meio de pesquisa qualitativa com assuntos estruturados através de categorias da plataforma com observação participante. Como resultado objetivou-se melhorar o preenchimento da Plataforma Sucupira, colaborando assim para a promoção de uma discussão qualificada sobre as possíveis melhorarias no preenchimento do sistema, para que desta forma outros usuários pudessem compreender as melhorias que podem ser realizadas no preenchimento da Plataforma Sucupira em seus Programas de Pós- Graduação.


Palavras-chave


Aprendizagem colaborativa; Plataforma Sucupira; tecnologias digitais na educação.

Texto completo:

PDF

Referências


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ALENCAR, Gersica et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. Anais dos

Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 787, out. 2015.

ISSN 2316-8889. Disponível em:. Acesso em: 07 abr. 2020.

CAPES, Análise das fichas de avaliação de cursos. (2020). Disponível em

http://www.uab.capes.gov.br/36-noticias/10269-analise-das-fichas-de-avaliacao-de-cursos

Acesso em 27 abr 2021.

CAPES. Avaliação Quadrienal 2017 – 2020. Disponível em https://www.gov.br/capes/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em 02 mar

CAPES. Informativo nº 1 sobre o processo avaliativo capes – Ciclo 2017-2020. Disponível

em

RMATIVO_1.pdf>Acesso em 15out 2020.

CAPES. Módulo Coleta de dados. Publicado: Quarta, 02 Abril 2014 18:41, Última

Atualização: Sexta, 10 Abril 2015 15:58. Disponível em

Acesso

em 16 abr 2020.

CAPES. Portaria Capes nº 81/2016. Disponível em Acesso em 15 jul 2020.

CAPES FAQ- DAV Prorrogado prazo para complementação dos formulários e produção

intelectual na Plataforma Sucupira. Disponível em:

https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/sucupira/02062020_SUCUPI

RA_FAQ.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.

CAPES. Sobre a quadrienal. Hotsite para divulgação de informações referentes à Avaliação

Quadrienal 2017. Disponível em

Acesso em 16 abr 2020.

GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos

colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese de

doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP,

Disponível em

http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252052/1/Gama_RenataPrenstteter_D.

pdf Acesso em: 15 jun 2021.

GALLON, Mônica da Silva; RICHTER, Luciana. WHATSAPP COMO

POSSIBILIDADEDE FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA.

IN: Congresso Nacional

Universidade, EAD e Software Livre. Anais do UEADSL 2016.2, v. 1, n. 7 (2016).

Disponível em: <

http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/11500>Acesso

abr 2020.

CASTRO, A.; MENEZES, C. Aprendizagem colaborativa com suporte

computacional. In: Sistemas Colaborativos. Ed. Unirio. RJ. 2011. Disponível em

sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap9-

aprendizagem.pdf Acesso 06 abr 2020.

MORAES, D.A.F. de; SANTOS, A. R. de J; OLIVEIRA, D. E. M. B. de.

Aprendizagem

Colaborativa na Educação Superior: desvelando possibilidades com o uso da

ferramenta Google Drive. Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 - número 10 –

Julho 2014 Disponível em: http://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2015/07/Art2-ano6-vol10- julho2014.pdf. Acesso em: 22 mar 2021.

NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de.

Aprendizagem colaborativa móvel: superando os obstáculos e abraçando as

oportunidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA

EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov.

, Fortaleza (CE). Anais. Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1013-1021. Disponível

em:

http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44121/1/2018_eve_kasncimento.pdf.

Acesso em: 06 abr 2020.

ROCHA, JULCIANE. Design thinking na formação de professores: novos olhares

para osdesafios na educação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora.

Penso editora, Porto Alegre, 2018.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A PÓSGRADUAÇÃO, 2018, CAPES, Brasília. PACHECO, Roberto Carlos dos Santos.

Sistemas deInformações para a Pós-Graduação. Desafios da Ciência Digital e o

Papel dos Sistemas de informação da Pós-Graduação, 23 de maio de 2018.

Disponível em: DesafiosCienciaDigitalSIPPG-RobertoPacheco-2.pd. Acesso em: 24

mar. 2020.

SILVA, Renata Aline Borges; GUEDES, Ivan Claudio. TECNOLOGIAS DIGITAIS

FAVORECENDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO AMBIENTE CORPORATIVO. Revista Acadêmica Faculdade Progresso V. 5, N.2, 2019. Disponível em:

http://revista.progressoead.com.br/index.php/academico/article/view/125/104. Acesso em: 23 fev 2021




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.615

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 FLAVIA UMBELINO NEMER

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal