APRENDIZAGEM COLABORATIVA MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O PREENCHIMENTO DE DADOS DA PLATAFORMA SUCUPIRA
Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com usuários da Plataforma Sucupira através de aprendizagem colaborativa mediada por tecnologias digitais na educação - WhatsApp e Google Drive. Por meio de interação e interatividade os participantes puderam trabalhar a aprendizagem de conteúdos relacionados à coleta e ao preenchimento de dados da Plataforma Sucupira. O estudo ocorreu por meio de pesquisa qualitativa com assuntos estruturados através de categorias da plataforma com observação participante. Como resultado objetivou-se melhorar o preenchimento da Plataforma Sucupira, colaborando assim para a promoção de uma discussão qualificada sobre as possíveis melhorarias no preenchimento do sistema, para que desta forma outros usuários pudessem compreender as melhorias que podem ser realizadas no preenchimento da Plataforma Sucupira em seus Programas de Pós- Graduação.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALENCAR, Gersica et al. WhatsApp como ferramenta de apoio ao ensino. Anais dos
Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, [S.l.], p. 787, out. 2015.
ISSN 2316-8889. Disponível em:. Acesso em: 07 abr. 2020.
CAPES, Análise das fichas de avaliação de cursos. (2020). Disponível em
http://www.uab.capes.gov.br/36-noticias/10269-analise-das-fichas-de-avaliacao-de-cursos
Acesso em 27 abr 2021.
CAPES. Avaliação Quadrienal 2017 – 2020. Disponível em https://www.gov.br/capes/ptbr/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/avaliacao-quadrienal. Acesso em 02 mar
CAPES. Informativo nº 1 sobre o processo avaliativo capes – Ciclo 2017-2020. Disponível
em
RMATIVO_1.pdf>Acesso em 15out 2020.
CAPES. Módulo Coleta de dados. Publicado: Quarta, 02 Abril 2014 18:41, Última
Atualização: Sexta, 10 Abril 2015 15:58. Disponível em
Acesso
em 16 abr 2020.
CAPES. Portaria Capes nº 81/2016. Disponível em Acesso em 15 jul 2020.
CAPES FAQ- DAV Prorrogado prazo para complementação dos formulários e produção
intelectual na Plataforma Sucupira. Disponível em:
https://www.capes.gov.br/images/novo_portal/documentos/DAV/sucupira/02062020_SUCUPI
RA_FAQ.pdf. Acesso em: 27 ago. 2020.
CAPES. Sobre a quadrienal. Hotsite para divulgação de informações referentes à Avaliação
Quadrienal 2017. Disponível em
Acesso em 16 abr 2020.
GAMA, Renata Prenstteter. Desenvolvimento profissional com apoio de grupos
colaborativos: o caso de professores de matemática em início de carreira. Tese de
doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP,
Disponível em
http://repositorio.unicamp.br/jspui/bitstream/REPOSIP/252052/1/Gama_RenataPrenstteter_D.
pdf Acesso em: 15 jun 2021.
GALLON, Mônica da Silva; RICHTER, Luciana. WHATSAPP COMO
POSSIBILIDADEDE FERRAMENTA NA APRENDIZAGEM COLABORATIVA.
IN: Congresso Nacional
Universidade, EAD e Software Livre. Anais do UEADSL 2016.2, v. 1, n. 7 (2016).
Disponível em: <
http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/ueadsl/article/view/11500>Acesso
abr 2020.
CASTRO, A.; MENEZES, C. Aprendizagem colaborativa com suporte
computacional. In: Sistemas Colaborativos. Ed. Unirio. RJ. 2011. Disponível em
sistemascolaborativos.uniriotec.br/wp content/uploads/sites/18/2019/06/SC-cap9-
aprendizagem.pdf Acesso 06 abr 2020.
MORAES, D.A.F. de; SANTOS, A. R. de J; OLIVEIRA, D. E. M. B. de.
Aprendizagem
Colaborativa na Educação Superior: desvelando possibilidades com o uso da
ferramenta Google Drive. Revista Tecnologias na Educação – Ano 6 - número 10 –
Julho 2014 Disponível em: http://tecedu.pro.br/wpcontent/uploads/2015/07/Art2-ano6-vol10- julho2014.pdf. Acesso em: 22 mar 2021.
NASCIMENTO, Karla Angélica Silva do; CASTRO FILHO, José Aires de.
Aprendizagem colaborativa móvel: superando os obstáculos e abraçando as
oportunidades. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INFORMÁTICA NA
EDUCAÇÃO, 7., 29 out.-01 nov.
, Fortaleza (CE). Anais. Fortaleza (CE): SBC, 2018. p. 1013-1021. Disponível
em:
http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/44121/1/2018_eve_kasncimento.pdf.
Acesso em: 06 abr 2020.
ROCHA, JULCIANE. Design thinking na formação de professores: novos olhares
para osdesafios na educação. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora.
Penso editora, Porto Alegre, 2018.
SEMINÁRIO INTERNACIONAL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA A PÓSGRADUAÇÃO, 2018, CAPES, Brasília. PACHECO, Roberto Carlos dos Santos.
Sistemas deInformações para a Pós-Graduação. Desafios da Ciência Digital e o
Papel dos Sistemas de informação da Pós-Graduação, 23 de maio de 2018.
Disponível em: DesafiosCienciaDigitalSIPPG-RobertoPacheco-2.pd. Acesso em: 24
mar. 2020.
SILVA, Renata Aline Borges; GUEDES, Ivan Claudio. TECNOLOGIAS DIGITAIS
FAVORECENDO A APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO AMBIENTE CORPORATIVO. Revista Acadêmica Faculdade Progresso V. 5, N.2, 2019. Disponível em:
http://revista.progressoead.com.br/index.php/academico/article/view/125/104. Acesso em: 23 fev 2021
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.615
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 FLAVIA UMBELINO NEMER
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________