MEMÓRIA, IMITAÇÃO E ASSIMILAÇÃO NA VIDA COTIDIANA

Alexandre de Jesus Santos, Cláudio Eduardo Felix dos Santos

Resumo


A produção e a reprodução da realidade humano-social dependem, necessariamente, da existência da memória, pois é esta última que assegura, também, que o processo de desenvolvimento histórico não seja um eterno começar de novo. Entrementes, seria difícil entender como a aquisição das memórias se realiza sem, concomitantemente, atentar-se para o fato de que ela ocorre efetivamente no âmbito da vida cotidiana. Do mesmo modo, é crucial observar a importância que as categorias da imitação e da assimilação possuem para o desenvolvimento da memória. Portanto, o presente artigo busca evidenciar a intricada relação existente entre memória, assimilação, imitação e como elas são operacionalizadas na estrutura da vida cotidiana.


Palavras-chave


memória; imitação; assimilação; vida cotidiana.

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Metafísica:. 5º. Edição: texto grego com tradução e comentários de Giovanni Reale ensaio introdutório. Vol. II. São Paulo: Edições Loyola, 2015.

CARVALHO, Maria do Carmo Brandão de e NETTO, José Paulo. Cotidiano: conhecimento e crítica. 10º edição. São Paulo: Cortez, 2012.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuições teóricas. 3° ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

HELLER, Agnes. O cotidiano e a história. 10º ed. Tradução: Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LUKÁCS, György. Para uma ontologia do ser social I. Tradução: Carlos Nelson Coutinho [et. al.]. São Paulo: Boitempo, 2012.

______. Para uma ontologia do ser social, 2. Tradução: Ivo Tonet, Ronaldo Vielmi Fortes Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. supervisão editorial, Leandro Konder. Tradução: Nélio Schneider, Luciano Cavini Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Grundrisse: manuscritos econômicos de 1857 a 1985: esboço da críotica da economia política. Tradução: Mario Duayer e Nélio Schneider. São Paulo: Boitempo, 2011a.

______. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução: Rubens Enderle. Vol. I. III vols. São Paulo: Boitempo, 2013.

PLATÃO. A República. Tradução: J. Ginsburg. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1965.

ROSSLER, João Henrique. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a teoria da vida cotidiana de Agnes Heller. Cad. Cedes, Campina, Abril 2004: 100-116.

SANTOS, Alexandre de Jesus. Memória e ontologia do ser social: contribuições a uma teoria marxista da memória. Tese (Doutorado em Memória: Linguagem e Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista, 2021, 268f




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.609

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Alexandre de Jesus Santos

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal