TEATRO NEGRO E ATITUDE: A DESCOLONIZAÇÃO DO CORPO EM PERFORMANCE

Lana Mara de Castro Siman, Camila Cristian Contão, Débora Maria de Souza Lana

Resumo


O presente artigo tem como foco o Teatro Negro e Atitude (TNA), presente na cena teatral de Belo Horizonte, Minas Gerais desde 1993, cujas ações culturais vêm sendo construídas e realizadas ao longo dos últimos 28 anos, situadas no interior do Movimento Social Negro da cidade.  Buscou compreender e interpretar como, por meio do teatro, jovens negros se engajaram nas lutas de ressignificação de suas existências e da descolonização de seus corpos, marcados pelo projeto de colonização e decolonialidade dos negros em movimentos diaspóricos. Foram utilizados como instrumentos metodológicos entrevistas temáticas semi-dirigidas junto a integrantes do TNA, além da produção teatral do grupo e de referências bibliográficas atinentes ao tema.  Análises realizadas puderam evidenciar os trânsitos entre repertório e arquivo (Diana Taylor, 2013) e como através desse trânsito e, sobretudo da memória/incorporada presente no repertório, seus corpos negros em performance têm sido descolonizados. Além disso, pode-se perceber a força educativa deste movimento social e cultural negro, podendo motivar o engajamento de outros jovens negros no movimento teatral de Belo Horizonte, retirando da invisibilidade a presença dos negros na história de Venda Nova e produzindo outras referencias identitárias pela descolonização de seus corpos.

Palavras-chave: Teatro Negro e Atitude. Movimento Negro. Corpo. Memória. Educação.

 

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Teatro Negro e Atitude. Movimento Negro. Corpo. Memória. Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.591

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