CURRÍCULO INTERCULTURAL E DECOLONIAL NO CENÁRIO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO E LATINO-AMERICANO

Sidinei Pithan da Silva, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Ivo dos Santos Canabarro

Resumo


O presente estudo tematiza uma forma de pensar e desenvolver uma perspectiva de currículo que considere a interculturalidade e a decolonialidade no ensino superior brasileiro e latino americano. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma abordagem ensaística, que após aprofundar uma reflexão acerca dos pressupostos conceituais fundamentais que envolvem a temática, narra e reflete sobre uma experiência pedagógica vivificada em um curso superior de medicina. A ideia de uma proposta de interculturalidade, no âmbito dos currículos universitários, em perspectiva decolonial, nos possibilita colocar em destaque um sentido de universidade que assume como proposta uma ideia de reflexão radical acerca do conhecimento, questionando os modos de colonialismo e eurocentrismo presentes na sociedade. Isso representa, no sentido das tradições críticas e pós-críticas do currículo, uma forma de questionar as relações de saber e poder, que atravessam a vida social e cultural, bem como a natureza das mediações pedagógicas, e dos projetos epistêmicos e formativos, que se materializam na educação superior. E, mais do que isso, possibilita instaurar sentidos humanizantes, marcas de uma nova postura crítica que pode florescer no âmbito da formação em saúde.

O presente estudo tematiza uma forma de pensar e desenvolver uma perspectiva de currículo que considere a interculturalidade e a decolonialidade no ensino superior brasileiro e latino americano. Do ponto de vista metodológico, consiste em uma abordagem ensaística, que após aprofundar uma reflexão acerca dos pressupostos conceituais fundamentais que envolvem a temática, narra e reflete sobre uma experiência pedagógica vivificada em um curso superior de medicina. A ideia de uma proposta de interculturalidade, no âmbito dos currículos universitários, em perspectiva decolonial, nos possibilita colocar em destaque um sentido de universidade que assume como proposta uma ideia de reflexão radical acerca do conhecimento, questionando os modos de colonialismo e eurocentrismo presentes na sociedade. Isso representa, no sentido das tradições críticas e pós-críticas do currículo, uma forma de questionar as relações de saber e poder, que atravessam a vida social e cultural, bem como a natureza das mediações pedagógicas, e dos projetos epistêmicos e formativos, que se materializam na educação superior. E, mais do que isso, possibilita instaurar sentidos humanizantes, marcas de uma nova postura crítica que pode florescer no âmbito da formação em saúde.

xxxx

Palavras-chave


Universidade. Educação. Formação Humanista.

Texto completo:

PDF

Referências


APPLE, Michael & BURAS, Kristen L (org). Currículo, poder e lutas educacionais: com a palavra, os subalternos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

APPLE, Michael W. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

BIESTA, Gert. The beautiful risk of education. New York: Routledge, 2016

BRASIL. Lei da obrigatoriedade da temática da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena: Lei nº 11.645/08, Brasília. 2008. Disponível em < www.planalto.gov.br>. Acesso em: 16 de julho de 2021.

CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. In: Multiculturalismo: diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis, Vozes, 2008.

COLLING, Ana Maria. A cidadania da mulher brasileira: uma genealogia. São Leopoldo. OIKOS, 2021.

DUSSEL, Enrique. 1492: A origem do mito da modernidade: O encobrimento do Outro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1993.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. 3.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

HERMANN, Nadja. Pluralidade e ética em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

KLIKSBERG, Bernardo. O que significa viver na América Latina, a mais desigual das regiões? O caso da saúde pública. In: SEN, Amartya; KLIKSBERG, Bernardo. As pessoas em primeiro lugar: a ética do desenvolvimento e os problemas do mundo globalizado. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

LARROSA, Jorge. Linguagem e educação depois de Babel. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2004.

MELO, Alessandro de; RIBEIRO, Débora. Eurocentrismo e currículo: apontamentos para uma construção curricular não eurocêntrica e decolonial. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 17, n.4, out./dez. 2019.

MOREIRA, Antonio Flávio B. SILVA, Tomaz Tadeu da. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. In: MOREIRA, Antonio Flávio B. SILVA, Tomaz Tadeu da (Orgs.). Currículo, cultura e sociedade. 6. ed., São Paulo: Cortez, 2002. p. 7-37.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SANTOMÉ, Jurjo Torres. Currículo escolar e justiça social: o cavalo de troia da educação. Porto Alegre: Penso, 2013.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Descolonizar el saber, reinventar el poder. Uruguay: Ediciones Trilce, 2010.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A gramática do tempo: para uma nova cultura da política. 3.ed. São Paulo: Cortez, 2010a.

SCHNEIDER, Paulo Rudi. Introdução à Filosofia. Ijuí: Editora da Unijuí, 1996.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. São Paulo: Companhia das letras, 1993.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Sobre o autoritarismo brasileiro. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

WALSH, Catherine. Interculturalidad crítica y educación intercultural. 2009. Disponível em: http://www.uchile.cl/documentos/interculturalidad-critica-y-educacion intercultural_110597_0_2405.pdf. Acesso em: 28 de julho, 2021.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.573

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Sidinei Pithan da Silva, Vânia Lisa Fischer Cossetin, Ivo dos Santos Canabarro

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal