PARÂMETROS CONCEITUAIS À ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO CONTEXTO DE METODOLOGIA ATIVA

JOÃO FERREIRA SOBRINHO JUNIOR, Cristina de Cássia Pereira Moraes

Resumo


No contexto contemporâneo, percebe-se a intencionalidade de ações educativas que visem implementar métodos inovadores e diversificados, a partir de estratégias pedagógicas diversas. Entretanto, os parâmetros conceituais que podem subsidiar tais estratégias pedagógicas, por vezes ainda não estão bem claros ou estabelecidos aos atores educacionais. Este artigo se propôs a apresentar parâmetros conceituais que possam subsidiar estratégias pedagógicas diversas no contexto de metodologia ativa. Com vistas a responder esse cenário, como percurso metodológico se dispôs de pesquisa documental e bibliográfica, para o levantamento, coleta e análise dos dados de forma qualitativa. E como resultado da pesquisa identificamos seis parâmetros conceituais: O aprendizado ativo dos alunos; A perspectiva de inovação pedagógica para o ensino, utilizando-se ou não de tecnologias digitais; A apropriação da informação se dê de forma atrativa; A posição mediadora do professor frente ao ensino; A interação entre os alunos e o professor; e, a reflexão crítica da realidade. Concluímos, que estes parâmetros conceituais podem ser utilizados subsidiariamente à construção e desenvolvimento de estratégias pedagógicas no contexto de metodologia ativa, tendo em vista, essa ser uma necessidade advinda dos dias atuais, ao qual se estimula métodos inovadores e diversificados à ação educativa.


Palavras-chave


Metodologia ativa. Estratégia Pedagógica. Lúdico.

Texto completo:

PDF

Referências


ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ______ Processos de ensinagem na Universidade. Pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2004. Cap. 3, p. 67-100. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

ARAGÃO, Enéias; MARANHÃO, Rúbiu Vilar. Estudos Sobre o Uso Da Metodologia Ativa no Ensino Superior do Brasil: Uma Revisão Bibliográfica. Revista Ciências da Saúde e Educação, Formosa-GO, v. 1, n. 2, p. 1-15, 2019.

BARTOLOMEU, Tatiana de Fatima; SILVA, Helena Zago Soares da; LOZZA, Silvia Iuan. Metodologias Ativas: um Caminho Para Inovar as Práticas Pedagógicas. Caderno PAIC, Curitiba, v. 18, n. 1, p. 560-574, 2017. Disponivel em: . Acesso em: 8 abr. 2021.

BASTOS, Celso da Cunha. Educação & Medicina. Metodologias Ativas, 2006. Disponivel em: . Acesso em: 30 mai 2020.

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, jan./jun. 2011. ISSN 10.5433/1679-0359.

BORGES, Tiago Silva; ALENCAR, Gidélia. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, São João del-Rei, v. 4, p. 119-143, jul./ago. 2014. Disponivel em: . Acesso em: 8 abr. 2021.

CAMBRAIA, Adão Caron; BENVENUTTI, Leonardo Matheus Pagani. Metodologias ativas e tecnologias digitais na formação do professor de computação. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática - RBECM, Passo Fundo, v. 1, n. 1, p. 85-98, jan./jun. 2018.

FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais: aproximações e distinções. Revista Educação em Questão, Natal, v. 57, n. 52, p. 1-30, abr./jun. 2019. ISSN 10.21680/1981-1802.2019v57n52ID15762.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. 51. ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2015.

FREIRE, Patrocínio Solon. Pedagogia da práxis: o conceito do humano e da educação no pensamento de Paulo Freire. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de Pernambuco. Recife-PE, p. 188. 2010.

GAROFALO, Débora. Nova Escola. Como as metodologias ativas favorecem o aprendizado, 2018. Disponivel em: . Acesso em: 31 mai 2020.

GAROFALO, Débora. Nova Escola. Como envolver os alunos na aprendizagem colaborativa, 2019. Disponivel em: . Acesso em: 31 mai 2020.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2008. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

INOCENCIO, Doralice; CAVALCANTI, Carolina Magalhaes Costa. O papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem em ambientes on-line. Cad. psicopedag., São Paulo, v. 6, n. 11, p. 1-19, 2007.

JÓFILI, Zélia. Piaget, Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas, Recife, v. 2, n. 2, p. 191-208, dez 2002.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7. ed. São Paulo: Cortez, 1996.

LEAL, Maria Lúcia; CARMO, Marlúcia Ferreira do. Bases e Fundamentos da Socioeducação. In: MEDEIROS, A. Docência na socioeducação. Brasília: Universidade de Brasília, Campus Planaltina, 2014. p. 348.

LOURENÇO FILHO, Manuel Bergström. Introdução ao estudo da Escola Nova. 13. ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1978.

LOVATO, Fabricio Luís; MICHELOTTI, Angela; SILVA, Cristiane Brandão da; LORETTO, Elgion Lucio da Silva. Metodologias Ativas de Aprendizagem: uma Breve Revisão. Acta Scientiae, Canoas , v. 20, n. 2, p. 154-171 , mar./abr. 2018.

MARQUES, Humberto Rodrigues; CAMPOS, Alyce Cardoso; LEME, Paulo Henrique Montagnana Vicente. Metodologias Ativas de Ensino Aprendizagem: uma revisão sistemática da literatura. XXI SEMEAD Seminários em Administração. São Paulo: [s.n.]. 2018. p. 1-17.

MARTINS, Luana. Jogos Didáticos Como Metodologia Ativa no Ensino de Ciências. Trabalho de Conclusão de Curso, do Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Jaraguá do Sul (IFSC, SC). Jaraguá do Sul, p. 77. 2018.

MESSINA, Graciela. Mudança e inovação educacional: notas para reflexã. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 114, p. 225-233, nov 2001. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

MITRE, MITRE, Sandra Minardi; BATISTA, Rodrigo Siqueira; MENDONÇA, José Márcio Girardi de; PINTO, Neila Maria de Morais; MEIRELLES, Cynthia de Almeida Brandão;

PORTO, Cláudia Pinto; MOREIRA, Tânia; HOFFMANN, Leandro Marcial Amaral.. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na formação profissional em saúde: debates atuais. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, p. 2133-2144, dez 2008.

MITRULIS, Eleny. Ensaios de inovação no ensino médio. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 116, p. 217-244, jul 2002. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: (ORGS.)., C. A. D. S. E. O. E. T. M. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Ponta Grossa: [s.n.], v. 2, 2015. p. 15-33. Disponivel em: . Acesso em: 31 mai 2020.

NEVES, Danilo Trombetta. Formação de Professores: O Papel do Professor-Mediador. ENEPE - Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNOESTE). Presidente Prudente: [s.n.]. 2014. p. 887-93.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

PAIVA, Marlla Rúbya Ferreira; PARENTE, José Reginaldo Feijão; BRANDÃO, Israel Rocha; QUEIROZ, Ana Helena Bomfim. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. SANARE - Revista de Políticas Públicas, Sobral-CE, v. 15, n. 2, p. 145–153, jun./dez. 2016.

PEIXOTO, Anderson Gomes. O Uso de Metodologias Ativas Como Ferramenta de Potencialização da Aprendizagem de Diagramas de Caso de Uso. Periódico Científico Outras Palavras, Brasília, v. 12, n. 2, p. 35-50, 2016. Disponivel em: . Acesso em: 8 abr. 2021.

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE, p. 1-15. 2012.

PIMENTA, Janice Gonçalves. A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil. Monografia - Lato Sensu em Educação Infantil e Desenvolvimento (Universidade Candido Mendes). Rio de Janeiro, p. 41. 2011.

PINTO, Diego de Oliveira. Lyceum. Metodologias Ativas de Aprendizagem: o que são e como aplicá-las, 2020. Disponivel em: . Acesso em: 31 mai 2020.

ROSE, Tânia Maria Santana de; AFONSO, Mariana Luciano; BONDIOLI, Ricardo Martinelli; GONÇALVES, Endy-Ara Gouvea; PREZENSKY, Bruno Cortegoso. Práticas Educativas Inovadoras na Formação do Psicólogo Escolar: uma Experiência com Aprendizagem Cooperativa. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v. 36, n. 2, p. 304-316, jun 2016. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

RÜCKL, Bruna de Fátima Nicolini; VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos. Perspectivas da Aprendizagem Ativa no Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática. EDUCERE - XIII Congresso Nacional de Educação. Curitiba: [s.n.]. 2017. p. 11883-11901.

SARMENTO, Ana Luiza Silva Tenório Luna; AUSTRILINO, Lenilda; MEDEIROS, Mércia Lamenha. Metodologias ativas no processo ensino aprendizagem na área de neurologia. Conhecimento & Diversidade, Niterói, v. 9, n. 19, p. 27–36, out./dez. 2017.

SIQUEIRA, Fernanda Araújo Roque; QUIRINO, Ana Cristina da Silva. O Ensino de História nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: Metodologias e Práticas Pedagógicas. IV FIPED - Fórum Internacional de Pedagogia. Parnaíba-PI: Editora Realize. 2012. p. 1-12.

SOARES, Edna Machado. http://www.ffp.uerj.br. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional, 2010. Disponivel em: . Acesso em: 05 fev. 2020.

SOBRAL, Fernanda Ribeiro; CAMPOS, Claudinei José Gomes. Utilização de metodologia ativa no ensino e assistência de enfermagem na produção nacional: revisão integrativa. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 46, n. 1, p. 293-301, 2012.

SOUZA, Juliana Marques Paiva de; SALVADOR, Marco Antonio Santoro. O lúdico e as metodologias ativas: possibilidades e limites nas ações pedagógicas. 1. ed. Rio de Janeiro: Imperial, 2019.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O conceito de inovação em educação: uma revisão necessária. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 44, p. 1-19, fev 2019. Disponivel em: . Acesso em: 01 jun 2020.

VIEGAS, Amanda. SomosPar. Metodologias Ativas: Como essa tendência pode beneficiar as práticas pedagógicas?, 2019. Disponivel em: . Acesso em: 31 mai 2020.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.565

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 JOÃO FERREIRA SOBRINHO JUNIOR, Cristina de Cássia Pereira Moraes

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal