ESTRUTURA EDUCACIONAL DO CAMPO NO CEARÁ E A JUVENTUDE CAMPONESA

Alba Regina Andrade Mendes, Marília dos Santos Vidal, Maria Aires de Lima, Karla Raphaella Costa Pereira

Resumo


O artigo busca discutir a estrutura educacional do espaço rural cearense apresentando algumas perspectivas para a juventude camponesa. Nesse sentido, primeiro apresenta-se o que se compreende por Educação do Campo, demonstrando seu percurso histórico e as conquistas no campo da política educacional. Em seguida, mais especificamente, apresenta-se a Educação do Campo no Ceará, trazendo algumas nuances importantes para, no próximo tópico, apontar as perspectivas para a juventude camponesa diante do avanço do agronegócio e da estrutura educacional existente no campo cearense. Este estudo se insere em pesquisas financiadas e apresenta resultados ainda parciais, mas que demonstram a necessidade de aprofundamento de pesquisas que tratem da educação dos povos do campo. Concluiu-se, a partir desse estudo, que a presença de empresas que buscam explorar as riquezas naturais do espaço rural cearense tem afetado a vida do camponês, levando para o campo problemas sociais que antes existiam apenas nos grandes centros urbanos. Além disso, a juventude se vê desamparada por não possuir uma formação consistente que possibilite a continuação dos estudos e garanta a permanência no campo com qualidade de vida, o que desemboca no êxodo rural da juventude camponesa.

Palavras-chave


Juventude Camponesa; Educação do Campo; Ceará

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.564

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