POSSIBILIDADES DESCOLONIAIS NOS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA: a temática indígena na universidade

Maria Aparecida Bergamaschi, Edwin Alexander Canon-Buitrago, Gabriela Metz Schmidt

Resumo


O presente artigo decorre de uma pesquisa que visa compreender as presenças e as ausências de saberes e conhecimentos indígenas nos currículos de algumas licenciaturas de uma universidade pública brasileira, bem como refletir acerca das possibilidades descoloniais que os estudos sobre e com os povos indígenas proporcionam para a academia. Para desenvolver a referida pesquisa, foram escolhidas oito licenciaturas que contam com a presença de estudantes indígenas desde 2008, a partir de uma política afirmativa da universidade para ingresso e permanência dos mesmos. Neste trabalho apresentamos o estudo já realizado em três licenciaturas: Artes Visuais, Música e Pedagogia. Para a efetivação da pesquisa foram analisados os Planos de Ensino das disciplinas, o Projeto Pedagógico das licenciaturas em foco e os Trabalhos de Conclusão de Curso que tematizam os povos indígenas, visando identificar e compreender indícios da presença/ausência de estudos que abordam o tema no período de 2008 a 2018. Os resultados apontam uma presença limitada do tema, sobressaindo nos currículos uma perspectiva eurocêntrica. Ao mesmo tempo mostra a necessidade de ações para interculturalizar o ensino superior e construir caminhos descoloniais.


Palavras-chave


Saberes e Conhecimentos Indígenas, Interculturalidade, Descolonialidade, Ensino Superior, Licenciaturas

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL. Lei 11.645/2008. Ministério da Educação, Brasília, DF, 2008.

BRASIL. Parecer. 14/2015. Diretrizes Operacionais para a implementação da história e das culturas dos povos indígena na Educação Básica, em decorrência da Lei nº 11.645/2008. Conselho Nacional de Educação, Ministério da Educação, Brasília, DF, 2015.

CANON-BUITRAGO, Edwin Alexander. nai´ãweẽi nucuma´ũ - Jogos Autóctones Ticunas na Perspectiva dos Povos Indígenas da Região Amazônica Colombiana. Orientador: Alex Branco Fraga, 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano). Escola de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre 2015.

CEPAL. Os Povos Indígenas na América Latina. Avanços na última década e desafios pendentes para a garantia de seus direitos. Nações Unidas, Impresso em Santiago, Chile, 2015.

(excluído para manter o anonimato), 2017. 296f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017.

III CRES, Conferencia Regional de Educación Superior para América Latina y el Caribe Declaración Córdoba, Argentina, 14 de junio de 2018. https://www.iesalc.unesco.org/wp-content/uploads/2020/08/Declaracion2018PortFinal.pdf (acesso em 14/09/2020).

KUSCH, Rodolfo. América Profunda. Buenos Aires: Biblos. 1999.

MATO, Daniel. 2020. Racismo, derechos humanos, y educación superior en América Latina. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 65, p. 630-652, 2020.

MATO, Daniel. Diversidad cultural e interculturalidad en la III Conferencia Regional de Educación Superior - CRES 2018. Integración y Conocimiento, nº 7, v 2, p.37-61, 2018.

MATO, Daniel. Superar el racismo oculto e interculturizar las universidades. Experiencias, avances y desafíos. Revista +E, 7 (7), 188-203. Santa Fe, Argentina, p. 188-203, 2017.

MATO, Daniel. Universidades e diversidade cultural e epistêmica na América Latina: experiências, conflitos e desafios. In. CANDAU, Vera Maria (org.). Interculturalizar, Descolonizar, Democratizar: uma educação “outra”? Rio de Janeiro: 7 Letras, 2016. p. 38-63.

(excluído para manter o anonimato). V Seminário Internacional de Políticas Públicas da Educação Básica e Superior, UFSM, 2017.

PALADINO, Mariana; CZARNY, Gabriela. Interculturalidade, conhecimentos indígenas e escolarização. In: PALADINO, Mariana; CZARNY, Gabriela. (Orgs). Povos indígenas e escolarização: discussões para se repensar novas epistemes nas sociedades latino-americanas. Rio de Janeiro: Garamond, 2012, p. 13-25.

PALERMO, Zulma. A opção decolonial como um lugar-outro de pensamento. Epistemologias do Sul, v. 3, n. 2, p. 44-56, 2019.

PINTO RODRÍGUEZ, Libertad; CURIVIL BRAVO, Felipe. ¿Racismo hacia los saberes y conocimientos indígenas en la Educación Superior? Colección Apuntes, nº 12. Cátedra UNESCO Educación Superior y Pueblos Indígenas y Afrodescendientes en América Latina, p.1-10, 2019.

SACAVINO, Susana. Educação descolonizadora e interculturalidade: notas para educadores e educadoras. In. CANDAU, Vera. (org.) Interculturalizar, descolonizar, democratizar: uma educação "outra"? Rio de Janeiro: Ed. 7Letras, 2016, p. 188-202.

WALSH, Catherine. Interculturalidad Crítica y Educación Intercultural. In: VIAÑA, Jorge; WALSH, Catherine; TAPIA, Luís. Construyendo Interculturalidad Crítica. La Paz, Bolívia, 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i2.556

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2022 Maria Aparecida Bergamaschi, Edwin Alexander Canon-Buitrago, Gabriela Metz Schmidt

 

 Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.

 

ISSN: 2448-0916.

______________________________________________


 DRJI Indexed Journal