“FROM UNITED STATES OF...” – INSTITUTO UNIBANCO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Resumo
A subordinação e dependência brasileira em relação às potências imperialistas, principalmente à norte-americana, evidencia-se, dentre outros fatores, pelas adaptações ou mesmo transplantações de suas experiências para o território brasileiro. O empresariamento da educação “pública”-estatal é parte desse processo, respondendo às novas exigências das contradições da produção capitalista e do mundo do trabalho, onde as personas do capital passam a influenciar, diretamente, as políticas “públicas” educacionais visando atender às novas necessidades da reprodução capitalista. Objetiva-se, aqui, desnudar e denunciar o que está por detrás das aparentes “boas intenções” do empresariado brasileiro, em compasso uníssono com a classe capitalista e proprietária internacional, a partir do exemplo do Instituto Unibanco.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFReferências
ARCE, Alessandra. Compre o kit neoliberal para a educação infantil e ganhe grátis os dez passos para se tornar um professor reflexivo. Educação & Sociedade, ano XXII, n. 74, Abril/2001.
BARBOSA, Lívia. Igualdade e meritocracia: ética do desempenho nas sociedades modernas. Reimpressão. Rio de Janeiro: FGV, p. 13-103, 2006.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Cristian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2016.
ENGUITA, Mariano Fernandéz. A face oculta da escola – educação e trabalho no capitalismo. Trad. Tomaz Tadeu da Silva. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
FONTANA, Benedetto. Hegemonia e nova ordem mundial. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andrea de Paula (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, p. 113-125, 2003.
GAULEJAC, Vincent de. Gestão como doença social – ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Trad. Ivo Storniolo. Aparecida-SP: Ideias & Letras, 2007. (Coleção Management, 4)
GILBERT, Thomas F. Human competence: engineering worthy performance. New York: Mc Graw Hill, 1978.
JANUÁRIO, Adriano; CAMPOS, Antonia Malta; MEDEIROS, Jonas; RIBEIRO, Márcio Moretto. As ocupações de escolas em São Paulo (2015): autoritarismo burocrático, participação democrática e novas formas de luta social. Revista Fevereiro, #9, s/l, 2017. Disponível em: http://www.revistafevereiro.com/pag/php?r=09@t=12
LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa – O neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luiza M. de Carvalho e Silva. Londrina: Editora Planta, 2004.
MARTINEAU, Sheila. Rewriting resilience: a critical discourse analysis of childhood resilience and the politics of teaching resilience to “kids at risk”. Tese de Doutorado. The University of Bristish Columbia, 1999.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A Sagrada Família, ou, Crítica da crítica crítica contra Bruno Bauer e seus seguidores. Trad. Sérgio José Schirato. São Paulo: Centauro, 2001.
MASTEN, Ann S. Ordinary magic: resilience processos in development. American Psichologist, 56 (3), 227-238, 2001.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2004.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O ensino médio na educação brasileira e as relações entre o público e o privado: o projeto Jovem de Futuro do Instituto Unibanco. RELAPAE – Revista Latinoamericana de Políticas y Administración. Ano 3, n. 4, p. 66-77, junio 2016.
__________________________________________. Ensino Médio no Brasil e a proposta educacional do Instituto Unibanco: considerações sobre a mercantilização da educação pública. V Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação/VIII Congresso Luso-Brasileiro de Política e Administração da Educação, 2016b. Disponível em: http://www.anpae.org.br/iberoamericano2016/PUBLICACAO/CNTNT/ARTIGOS/EIXO_1/E1_A102.html.
PRO DIA NASCER FELIZ. Direção: João Jardim. Roteiro: João Jardim. Produção: Flávio R. Tambellini e João Jardim. Gênero: Documentário, 2006, 88 min.
RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Trad. Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.
RUTTER, Michel. Psychosocial resilience and protective mechanisms. American Journal of Orthopsychiatry, 57 (3), 316-331, 1987.
______________. Resilience concepts and findings: implications for family therapy. Journal of Family Therapy, 21, 119-144, 1999.
SANDRI, Simone. A formação dos jovens no contexto do Ensino Médio brasileiro: proposições do Programa Ensino Médio Inovador versus proposições do Projeto Jovem de Futuro. Reunião Científica Regional da ANPED – Educação, movimentos sociais e políticas governamentais. Curitiba: Paraná, UFPR, 24 a 27 de julho, 2016.
SOUZA, Iael de. A Pedagogia Gerencialista do Capital: neoliberalismo, empresariamento e mercadorização da educação “pública”-estatal (Fundação Lemann, Instituto Unibanco e o Estado do Piauí – 2003/2017). Tese (doutorado). Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2020.
YUNES, Maria Angela Mattar. Psicologia positiva e resiliência: o foco no indivíduo e na família. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 8, num. Esp., p. 75-84, 2003.
Meio eletrônico
INSTITUTO UNIBANCO. Site. Disponível em: http://institutounibanco.org.br.
INSTITUTO UNIBANCO. Sobre. Disponível em: http://institutounibanco.org.br/sobre/.
_____________________. Histórico. Disponível em: http://institutounibanco.org.br/sobre/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2003. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2006. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
INSTITUTO UNIBANCO. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2007. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2009. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2010. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2012. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
_____________________. Relatório de Atividades. São Paulo: I.U., 2015. Disponível em: https://institutounibanco.org.br/relatoriodeatividades/.
Jovem de Futuro 3ª geração – Secretaria de educação implanta projeto... SEDUC/PI, 2015. Disponível em: http://seduc.pi.gov.br.
Lemann e o sonho de transformar a educação brasileiro. Revista Veja Rio, 4 de março de 2017. Disponível em: https://vejario.abril.com.br/cidades/lemann-e-o-sonho-de-transformar-a-educacao-brasileira/.
SOUZA, Arthur Gomes de; EVANGELISTA, Olinda. “Pandemia: janela de oportunidade...”. Contrapoder, 2020. Disponível em: https://contrapoder.net/colunas/pandemia-janela-de-oportunidade-para-o-capital-educador/
DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.554
Apontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2022 Iael de Souza
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
ISSN: 2448-0916.
______________________________________________