GÊNEROS E SEXUALIDADES NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO: diálogos possíveis

Renata Porcellis

Resumo


Este artigo tem por objetivo relatar os resultados de um projeto de ensino chamado "Por que falar de gênero e sexualidade na escola?" desenvolvido no Instituto Federal Sul-rio-grandense - câmpus Pelotas, com alunos do ensino médio-técnico com a duração de 40 horas. O curso propôs estudos acerca de temas como gordofobia, racismo, misoginia, violências contra a comunidade LGBTIA+, relacionamentos abusivos, heteronormatividade, com o intuito de fomentar micropolíticas educacionais voltadas à valorização da diferença, convertendo o espaço educacional em um ambiente inclusivo e aberto à diferença, no qual os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver a capacidade de convívio com a diferença, afastando-se de preconceitos e opressão. Ao tratar de assuntos que não tinham relação direta com suas realidades, foi proporcionado às estudantes um ambiente de respeito e empatia com a realidade de corpos dissidentes, o que possibilitou o entendimento dos seus próprios privilégios.


Palavras-chave


Gêneros. Sexualidades. Educação. Corpos dissidentes.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.543

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