Desafios da inclusão do indivíduo com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação profissional

Patrícia Ortiz Monteiro, Ana Paula Nogueira de Barros Rezende, Juliana Guratti Flausino, Viviane Aparecida Lopes Monteiro de Faria

Resumo


Debater sobre os direitos à educação das Pessoas com Deficiência (PcD) é um tema que reforça a busca pela educação profissional inclusiva, na promoção de equidade e geração de maior autonomia do cidadão. O estudo tem objetivos descritivos, com abordagem qualitativa e procedimentos de coleta de dados de levantamento bibliográfico e documental. Buscou-se investigar as legislações existentes que amparam a inclusão das PcD, as adversidades históricas da efetiva inclusão social e os desafios da inclusão do indivíduo com Transtorno de Espectro Autista (TEA) na educação profissional e de seu acesso a emprego, uma vez que as legislações garantem às PcD direito à educação profissional e empregabilidade. A partir das análises realizadas verificou-se que há necessidade de atenção à formação docente direcionada ao tema inclusão, como forma de dar suporte aos processos inclusivos de educação para o trabalho, validação técnica das competências adquiridas e colocação profissional dos indivíduos com TEA. A educação é realizada em uma atmosfera livre, segura e acolhedora; no entanto, para proporcionar esse ambiente é necessário que o professor se sinta amparado no movimento da inclusão.

 


Palavras-chave


Desenvolvimento Humano; Educação Profissional; Inclusão; Transtorno do Espectro Autista.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v7i1.539

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