POLÍTICA CURRICULAR DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise crítica da BNC das Licenciaturas

Adriana Regina de Jesus Santos, Angélica Lyra de Araújo, João Fernando de Araújo

Resumo


O texto objetiva compreender o conceito de infância e criança bem como tenciona ainda refletir sobre a formação de professores que atuam na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental sob a perspectiva das políticas curriculares voltadas a formação de professor. A metodologia adotada terá como base a abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa bibliográfica e documental, tendo como parâmetro a Base Nacional Comum para a Formação de Professores da Educação Básica (BNCFP). Destaca-se a relevância de estudos e debates sobre este tema, sobretudo na defesa da indissociabilidade teoria e prática para melhoria da qualidade da formação de professores, compreendidos como um direito fundamental à educação. Os resultados apontam que a BNCFD traz alguns retrocessos para a formação docente, uma vez que pauta-se numa perspectiva tecnicista de competências e habilidades.

 

 


Palavras-chave


Políticas Curriculares. Licenciatura. Formação de Professores.

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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.534

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