A INFÂNCIA E AS BRINCADEIRAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS: QUESTÕES PARA A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES

Sonara Maria Lopes de Oliveira, Jaqueline Delgado Paschoal

Resumo


Este estudo tem como objetivo principal, demonstrar a relevância das brincadeiras para a aprendizagem e desenvolvimento da criança, bem como a necessária utilização dessas atividades como ferramenta de trabalho dos professores. Justifica-se a importância da temática, pois acredita-se que o perfil da criança que ingressa nos anos iniciais se caracteriza pela imaginação, pela curiosidade, pelo movimento e pelo desejo de aprender aliados à sua forma privilegiada de conhecer o mundo por meio do brincar. Dessa forma, o desconhecimento das especificidades da infância e do trabalho pedagógico nessa etapa da Educação Básica, pode levar às práticas equivocadas de desvalorização das atividades lúdicas em detrimento de exercícios que privilegiam a memorização das letras e dos números. De caráter bibliográfico, a pesquisa se pautou na perspectiva crítico-dialética, visto que essa concepção defende que o conhecimento se processa na e pela práxis. Os resultados evidenciam que muitos são os desafios para a efetiva absorção das brincadeiras no cotidiano da sala de aula. Daí a importância da formação inicial e continuada dos professores, para a melhoria das práticas lúdicas desenvolvidas com as crianças no contexto escolar. 


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DOI: http://dx.doi.org/10.52641/cadcaj.v6i4.530

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